Por Sandra Venâncio
Sírio-Libanês em área de APP de Barão Geraldo
O Hospital Sírio-Libanês será construído em um condomínio de luxo na Fazenda Santa Paula, em Barão Geraldo. Essa é a contrapartida exigida pela justiça aos empreendedores de um condomínio de alto nível que será construído na região. Apesar de inconstitucional, os empresários conseguiram mudar o zoneamento. O prefeito declarou em entrevista que o TJ-SP aprovou os projetos, portanto é legal a construção do hospital, mesmo com um questionamento do MP sobre os danos ambientais e do impacto que vai causar no trânsito. Mas, independente das leis, as obras de terraplanagem já começaram, o que significa o fim das instituições judiciais neste país, pois de um lado, o TJ libera a obra, mesmo com um parecer desfavorável do MP. Imagine se essa moda pega aqui em Sousas.
Vereador quer mudança de exigência de quórum
A estratégia do vereador, Cid Ferreira (PMDB) de derrubar as sessões ordinárias na Câmara, pode ter os seus dias contados.
O vereador Pedro Tourinho (PT) acaba de lançar um projeto que se aprovado, mudará o quórum no grande expediente, reservado para os pronunciamentos dos parlamentares. Ele já conseguiu 10 assinaturas. O vereador propõe a mudança no regimento interno, a que se refere o quórum de 17 para 11 vereadores. Tourinho alega que, a exigência de quórum não justifica, pois o espaço é destinado apenas ao debate de idéias entre os vereadores.
Deputado quer mudar o Poupatempo para o Fórum
O deputado federal Guilherme Campos Júnior (PSD) articula a transferência do Poupatempo para o Palácio da Justiça. Ele já encaminhou o pedido de liberação ao TJ-SP.
Perseguição política
É notória a perseguição política do vereador Cid Ferreira (PMDB) ao seu colega de casa, Paulo Bufálo (PSOL).O vereador Búfalo assume na Câmara oposição ao governo Jonas Donizette (PSB).
Ao invés, do nobre vereador Cid mostrar projetos para a cidade, se presta ao papel de moleque de recados. Aliás, é bom lembrar aos seus eleitores que o dito-cujo já passou do tempo de aposentar as chuteiras e deixar o lugar para quem quer realmente trabalhar e não atrapalhar.
Clima esquentou entre Vinicius Gratti e Campos Filho
Tudo começou quando o presidente, Campos Filho (DEM), usou o microfone para alertar os parlamentares de que eles estavam apresentando um grande número de comissões de estudos. Campos disse que, para cada vereador cabe a participação em cinco comissões, e para cumprir este papel, o vereador tem que ser “um super vereador”.
Vinícius não gostou da provocação, e ficou bastante nervoso, chegando a bater as mãos na tribuna. Ele acha que o presidente, Campos Filho faz restrição ao trabalho dos vereadores. Ele ainda argumentou que, tudo é inconstitucional na casa, pois não pode apresentar uma comissão de estudo. Os colegas o apoiaram prontamente.
Cirilo critica o subprefeito de Sousas
O vereador Luiz Cirilo (PSDB) não foi convidado pelo subprefeito de Sousas, Wander Vilalba para a visita do prefeito Jonas Donizette (PSB) em Sousas no último final de semana. Jonas veio acompanhado de vários assessores, e fez uma vistoria nas obras do recapeamento asfáltico e a construção de uma ilha, próximo ao posto de gasolina. Cirilo usou a tribuna para atacar o subprefeito de Sousas, pois como morador do distrito, ele gostaria de acompanhar o prefeito e apontar os problemas dos moradores. Depois dos desentendimentos entre os tucanos, os parlamentares pediram ao líder de governo, Rafa Zimbaldi (PP) a divulgação da agenda do prefeito. Vale um puxão de orelha aos assessores (principalmente aqueles moram no distrito) informar o vereador.
Ânimos alterados na Câmara
Agora foi a vez do vereador Tourinho (PT) que aproveitou o tema dos transportes para pedir assinaturas na CPI proposta pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL). Ao que parece, somente a oposição assinou a proposta.
Durante a sessão, o vereador Artur Orsi (PSDB) aproveita o gancho da pauta e entra na discussão acusando o PT pela gestão do transporte em Campinas. Segundo Orsi, existe uma guerra interna dentro do PT de Gerson Bittencourt com o outro lado do PT de Tourinho.
E com a língua afiada, Tourinho não deixou por menos e rebateu as acusações de Orsi, lembrando que de briga interna o PT e o PSDB se entendem, pois o PSDB de Orsi e o PSDB do Carlão (PSDB), também parece não se entender. Esse daí está aprendendo rápido as regras do jogo.