600 educadores da rede recebem informações
sobre projeto que leva 2º professor à sala de aula
A Secretaria de Estado da Educação apresenta nesta quarta-feira, 22 de outubro, até as 16h, o projeto Ler e Escrever a cerca de 600 educadores da rede nas regiões de Americana, Jundiaí, Campinas Leste, Campinas Oeste, Bragança Paulista, Capivari, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Sumaré e São João da Boa Vista. O objetivo é mostrar o funcionamento do programa Ler e Escrever, que, entre outros, pontos coloca um segundo professor em sala de 1ª série do Ensino Fundamental.
O Ler e Escrever é um completo programa da Secretaria para 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Já está em funcionamento por toda Grande São Paulo. Focado em leitura e escrita, oferece materiais para educadores e alunos, além de contar com um professor auxiliar logo no 1º ano, juntamente ao professor regente. A Secretaria tem como meta alfabetizar todos os alunos de 8 anos de idade em 2010.
A partir de 2009 a Secretaria implanta o projeto pelo interior, na última fase para que atinja todo o Estado. Uma equipe de educadores da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI) da Secretaria e os responsáveis pela implantação do Ler e Escrever estão conduzindo as palestras sobre o programa. Nesta quinta-feira será a vez da Baixada Santista.
Concepção, formato, materiais utilizados, parcerias, bem como os resultados pedagógicos alcançados com o projeto para professores, estão sendo levados aos diretores de escola e professores coordenadores de oficinas pedagógicas e de escolas com classes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental .
“O Ler e Escrever já mostra resultados na capital. É um programa que foca na alfabetização, de extrema importância para a rede e para os estudantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
O evento acontece até as 16h no anfiteatro da UniAnchieta que fica na Avenida Doutor Adoniro Ladeira, 94 – Campus Professor Pedro C. Fornari – em Jundiaí.




