Nesta sexta-feira (11/10), às 19h30, no Plenário, a Câmara Municipal de Campinas abriga o lançamento da Campanha Cultura X Violência, projeto de prevenção à violência infanto-juvenil para a região do CONSEG Jd. Novo Campos Elíseos, que fica na região Sudoeste de Campinas e tem 49 comunidades sob sua jurisdição.
Conta o artista plástico e produtor cultural Paulo Duarte atual presidente do CONSEG que tomou a iniciativa após ter conhecimento do estudo do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos que divulgou o mapa da violência 2013 em Campinas onde aponta que a taxa de homicídio é maior entre os jovens.
Ele já desenvolve algumas ações artísticas em parcerias com Centro Comunitário e escolas públicas na região com objetivo de prevenir à violência infanto-juvenil, mas agora através do CONSEG vê a possibilidade de ampliar essas ações.
De acordo com Duarte o objetivo é propor parcerias para o desenvolvimento dos projetos entre a sociedade civil e o poder público, através de seus órgãos e instituições. Propomos o envolvimento direto dos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Polícia Civil; Polícia Militar; Câmara Municipal; Secretarias Municipal de Segurança, Educação, Cultura, Saúde e de Assistência Social; Diretoria Regional de Ensino, ONGs, Empresas e Instituição de Ensino Superior.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Roberto Alves (PRB) acredita que esta é uma iniciativa importante. “Precisamos prevenir a violência infanto-juvenil e as artes podem dar uma grande contribuição para essas crianças, levando cultura, principalmente para as regiões mais carentes da cidade”, enfatiza.
No evento, haverá também exposição de artes, apresentação musical, teatro, dança e poesia.
Programa:
Apresentação do Coral da Fundação Mokiti Okada
Declamação de poesias pela poetisa Delma Marques
Apresentação de Dança do Grupo “Junto e Misturado” – Força Jovem Universal
Apresentação de Dança Grupo NGD – Força Jovem Universal.





