Reunião aberta à população reuniu poucos interessados
Na noite do dia 30 de novembro, por iniciativa do subprefeito Paschoal Bortoletto, aconteceu uma reunião entre moradores, comerciantes e autoridades ligadas à segurança do distrito de Joaquim Egídio.
Participaram da mesa de discussão: o Tenente Giovani, o delegado Dr.Fernando Chaib, o subprefeito Paschoal Bortoletto, Sebastião Torres, vereador eleito e Mauricio Campos, da Guarda Municipal de Sousas.
Segundo Paschoal, as ações devem ser feitas em Sousas e Joaquim, embora não seja função da subprefeitura tratar da segurança, ele teve a iniciativa de reunir os interessados em um bate-papo para encontrar soluções para a falta de segurança. “Tenho certeza que com ações simples conseguiremos amenizar o problema da segurança. Estamos estudando a possibilidade de instalar câmeras, o que vai inibir a ação de bandidos”, disse Paschoal.
Vale lembrar que em Sousas já há uma câmera de monitoramento e uma outra será instalada em Joaquim Egídio, ao lado do supermercado. A câmera se move possibilitando uma visão de 360º.
Para o delegado Dr.Fernando Chaib, o índice de furtos e roubos que atinge as pessoas dos distritos é pequena em relação a cidade de Campinas. Em relação aos assaltos ocorridos recentemente em Joaquim Egídio, Dr. Chaib afirma: “Nós, em conjunto com a Guarda Municipal, identificamos os assaltantes e pedimos a prisão preventiva dos criminosos”.
Outras ações dos bandidos estão relacionadas ao comércio ilegal de venda dos fios de cobre roubados das fazendas. “Não é de um dia pra outro que vamos conseguir solucionar todos os problemas, mas estamos trabalhando, inclusive com informantes, expedimos vários mandados de busca, mas demora e não depende só de mim”, acrescenta Chaib, que diz que a situação piora com o indulto de Natal.
Mauricio Campos, da Guarda Municipal também afirma que a ações estão sendo executadas, como por exemplo, o patrulhamento preventivo. “Vamos precisar da ajuda dos moradores para passar informações.Tem muita gente que vem aqui por causa do circuito gastronômico e turístico. Queremos fazer mais em 2009”, conclui.
O vereador eleito, Sebastião Torres, falou de sua experiência de oito anos como membro de segurança de Sousas e Joaquim. Segundo ele, foram feitos vários esforços para trazer para o distrito um delegado que não estivesse no período de pré-aposentadoria. “Conseguimos trazer o Dr. Chaib que é um delegado operacional, e estamos conseguindo mantê-lo aqui nos distritos”, enfatiza Sebá. “Conseguimos também duas viaturas; uma nova e outra em bom estado. Além da conquista de termos 33 homens lotados da Polícia Militar aqui nos distritos. Ainda não conseguimos zerar os índices de furtos, porém amenizamos muito”, conclui.
Outro fator apontado pelo vereador eleito é o fato das pessoas não registrarem boletim de ocorrência, o que dificulta um melhor mapeamento da violência.
O Tenente Giovani Eduardo, confirma que é de suma importância, para o Programa de Planejamento Inteligente, registrar boletim de ocorrência, já que seus dados são usados para planejamento. “Fui designado pelo 8º batalhão para vir assessorar as companhias, ajudando o capitão, fazendo com que a Polícia Militar possa exercer um contato maior com a comunidade. Trata-se da polícia comunitária, servindo da melhor maneira possível. Acredito que assim possamos desempenhar um bom trabalho”, acredita.