A ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) celebra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, o Dia da Comunidade Japonesa no município no próximo domingo (dia 22 de junho). As festividades, que acontecem no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na Sala Acrísio de Camargo, começam a partir das 15 horas e seguem até as 18 horas.
A programação conta com as tradicionais manifestações da cultura japonesa como a dança, canto, tambores e exposição. Esta é mais uma oportunidade para as famílias apreciarem as apresentações culturais promovidas pela ACENBI no município. A entrada é gratuita e o público terá sorteio de brindes no final do evento.
Nesse ano, participam das festividades do Dia da Comunidade Japonesa os alunos da EMEB Miyoji Takahara, EMEB Osório Germano e Silva Filho e Escola de Língua Japonesa da ACENBI, além dos grupos de dança da ACENBI e da Associação Nipo-Brasileira de Salto.
O evento conta ainda com duas atrações especiais: o grupo de taiko Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia, e o grupo Todos Nós, liderado pelo cantor Pedro Mizutani, de Piracicaba (SP).
Lei aprovada em 2010
O Dia da Comunidade Japonesa foi instituído por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010, cujo projeto tem a autoria do vereador Fábio Marmo Conte. A partir de 2011, a data passou a ser comemorada anualmente em junho, em referência ao mês da data oficial do início da imigração japonesa no Brasil (18 de junho).
Em Indaiatuba, foi registrada oficialmente a chegada do primeiro imigrante japonês em 1935. Trata-se de Nakaji Gomassako, que veio com a família para cultivar algodão na Fazenda Pimenta.
No Brasil, a imigração japonesa começou em 1908, quando chegou o primeiro grupo de imigrantes no navio Kasato Maru, no porto de Santos (SP).
Exposições
O público que for prestigiar as comemorações do Dia Comunidade Japonesa em Indaiatuba poderá conferir duas exposições no saguão do CIAEI.
Uma delas é constituída de obras de arte elaboradas pelos alunos da EMEB Osório Germano e Silva Filho sobre as diferentes modalidades esportivas. A temática tem como destaque o beisebol e o futebol.
A outra mostra traz maquetes de templos, santuários, castelos e monumentos cedidos pelo Consulado do Japão de São Paulo. São seis peças ricas e delicadas que reproduzem em detalhes essas construções antigas.
As maquetes, que estão sendo exibidas pela primeira vez em Indaiatuba, fazem parte do material utilizado pelo Consulado para a divulgação da cultura japonesa.
Entre as obras, destaca-se a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima, localizado na ilha do mesmo nome na província de Hiroshima. Construído no século VI, é considerado um dos templos mais belos do mundo.
Outra obra que costuma emocionar o público é a maquete do Memorial da Paz de Hiroshima (Gembaku). O monumento está localizado a poucos metro do lugar considerado o epicentro da explosão atômica de 6 de agosto de 1945. O prédio é um dos poucos que mantiveram suas estruturas até hoje.
Sobre a ACENBI
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da entidade: www.acenbi.org.br
Serviço:
Ciaei – Av. Fábio Barnabé, 3.665 – Jardim Regina