Troca de experiências para desenvolver com qualidade políticas de educação especial. Com esse objetivo, a coordenadora da educação especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rute Telles, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 6 de abril, representantes da prefeitura de Mogi Mirim.
Durante o encontro, Ana Laura Trentin Guimarães, responsável pelo setor administrativo de educação especial/inclusiva do Departamento de Educação, e Maria Ceccília Francisco Urbini, responsável pela divisão técnica do Departamento de Educação, ambas da cidade vizinha, conheceram um pouco do projeto desenvolvido pela SME, que é referência nacional no trabalho
desenvolvido na área de educação especial.
“Essa troca de experiência é essencial porque somos municípios vizinhos com necessidades diferentes que podem se somar”, afirmou Ana Guimarães, que pretende em uma próxima visita, conhecer escolas municipais onde a educação especial é desenvolvida.
Na opinião de Maria Urbini, a troca de experiências torna o desenvolvimento das políticas de educação especial fortalecidas. “Conhecer outros trabalhos dá mais segurança e nos norteia para que caminhemos no rumo certo e em parceria”, avaliou.
Referência nacional
A rede municipal de ensino possui uma política para o atendimento de alunos com deficiência desde 1991, quando a rede de ensino passou a ter professores de educação especial que são itinerantes, isto é, são responsáveis por alunos de escolas diferentes de uma mesma região.
Desde 2003, quando o Ministério da Educação (MEC) criou o programa “Educação Inclusiva: Direito a Diversidade” – com objetivo de capacitar gestores e educadores para disseminarem a política de inclusão na educação, a SME é referência nacional, tanto pelas ações que realiza com alunos, na formação continuada dos profissionais, e pelo grande número de alunos especiais que atende.
Atualmente, 1,2 mil alunos são atendidos por 145 professores de educação especial na rede municipal de Campinas. “Desenvolvemos ações diferenciadas e a troca de experiências de projetos de sucesso em municípios diferentes é essencial para o crescimento do nosso trabalho”, disse a coordenadora do setor em Campinas, Rute Telles.




