Em 19 de abri1 de 1943, Getulio Vargas através do decreto de Lei numero 5.554, criou e dedicou esse dia ao índio e assim foi criado o Dia do Índio. A data foi escolhida para ser celebrada devido ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano no México em1940. O evento contou com diversas autoridades governamentais dos países da América e líderes indígenas do continente que foram convidados para as reuniões e decisões. Os líderes indígenas acabaram não comparecendo nos primeiros dias devido à insegurança e preocupação que sentiram, pois ainda estavam abalados com toda a perseguição e maus tratos sofridos durante séculos nas mãos dos “homens brancos”. Após algumas reuniões entre eles, os líderes indígenas se conformaram e perceberam que seria uma causa importante e histórica para ser celebrada, então resolveram participar do congresso justamente no dia 19 de Abril que foi eleito como o Dia do Índio em todo continente americano.
A valorização da cultura indígena deve ter prioridade para que se mantenha viva sua riqueza cultural. Não podemos esquecer que quando os portugueses chegaram, havia cerca de seis milhões de índios no Brasil. Já nos anos 50, estimava-se apenas 100.000 índios no país.
Com as catequizações, escravidões e matanças que mudaram a historia desses povos, principalmente as catequizações, que tinham como objetivo a adaptação dos índios aos costumes europeus e a doutrinação através da religião católica, percebe-se que sempre foi determinado pela classe dominante, a adaptação forçada ao capitalismo. Desde os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil em 1549 com a expedição de Tomé de Souza. Os grandes colonizadores europeus impuseram a modernização padronizada aos povos colonizados e infelizmente a população de índios foi reduzida ao extremo até os anos 50. Por incrível que pareça, após essa década, o numero de índios aumentou no Brasil. Hoje em dia, estima-se que existam 300.000 índios em todo território nacional. Sendo que a taxa de crescimento da população indígena, é de 3,5% ao ano, mais que a da média nacional que é de 1,3 %. Isso ocorre, devido as melhores condições de vida dos indígenas, alem da recuperação da auto-estima, a volta da pratica de antigos rituais e o aprendizado de algumas técnicas mais modernas como a própria pesca com anzol. Tudo isso contribui para que os índios se procriem mais rapidamente, voltem para a mata e conservem suas famílias.
Mesmo assim, a conscientização da importância dos valores indígenas, o conhecimento de sua cultura, deve ser valorizada nessa data, para que diversos eventos sejam realizados e a valorização dessa cultura colocada em destaque. Os museus fazem exposições, os municípios organizam festas comemorativas, as escolas incentivam os alunos a fazerem pesquisas e refletirem sobre a importância da preservação dos povos indígenas e suas manifestações.
Rafael Libertini




