O catador de lixo tem um grande poder transformador. Caixas de papelão viram prédios e casas, tecidos verdes em grandes gramados. O palco é um monte de sucata. Ninguém poderia imaginar que todo aquele lixo se transformaria em cenário para uma apaixonante história de amor, aventura, humor e muita poesia, carregada de conteúdo educativo sobre as questões ambientais. Esta é a tônica de História com Desperdícios, um dos quatro espetáculos do circuito teatral do projeto Vamos Cuidar do Nosso Mundo, que aporta esta semana em escolas de Campinas e Paulínia, atingindo um público estimado de 1500 alunos.
A iniciativa, patrocinada pelas empresas Merial e BorgWarner, tem o apoio do Ministério da Cultura e é uma realização da 3S Projetos, de Campinas. “Nosso objetivo é difundir valores sobre conservação do meio ambiente de dos recursos naturais, de uma maneira lúdica, que facilita a aprendizagem”, explica Marcos Paulo de Moraes, da 3S, idealizador do projeto.
Além do espetáculo História com Desperdícios, mais três peças teatrais complementam o circuito, sempre com temática ambiental: Isso Que Vira Lixo Vira Aquilo, Mulambolambo e Dr. Gota x Desperdício. Ao todo estão previstas mais de 10 apresentações, em diversas escolas:
PrOGRAMAÇÃO cAmpinas – (Patrocínio Merial)
26/05 – Peça: “Isso que vira lixo vira aquilo” – Escola Joaquim Ferreira Lima
R. João Nogueira Ferraz Filho, 30 – Vila 31 de março
Horários: Às 10h30 e 13h30
27/05 – Peça: “Mulambolambo” – Professor Paulo Luis Decourt
R. Vicente Celestino, s/n – Jd Anton Von Zuben
Horários: Às 10h e às 16h
28/05 – Peça: “Mulambolambo” – Escola Emilio Miotti
R. Beata Madre Plácida Viel, 36 – Jd Sta. Lúcia
Horários: Às 10h e às 15h30
28/05 – Peça: “Dr. Gota” – SESI Amoreiras
Av. Amoreiras, 450 – Pq Itália
Horários: Às 15h30
PrOGRAMAÇÃO PAULÍNIA
28/05 – Peça: Dr. Gota – EMEF Professor Domingos de Araújo
R. Constant Pavan, 1001 – Betel
Horário: às 7h
08 e 09/06 – Peça: Dr. Gota – Escola SEMEF Maria Ap. Caputti Beraldo
R. Aragarcas, s/n – Jd. Planalto – Paulínia
Horários: 10h e 13h
PrOGRAMAÇÃO barão geraldo/ cAmpinas – (Patrocínio: BorgWarner)
28/05 – Peça: “Histórias com desperdícios” – Escola Prof. Roque de Magalhães Barros
Av. Antonio A. Pensamento, 410 – Real Parque – Barão Geraldo
Horários: 10h e 13h30
29/05 – Peça: “Histórias com desperdícios” – Escola José Pedro de Oliveira
Av. Albino José Barros Oliveira, s/n – Centro – Barão Geraldo
Horários: 10h e 16h
Os enredos
História com Desperdícios – Teatro de Animação
Em um incrível exemplo de aproveitamento e reciclagem dos “desperdícios” de uma grande cidade, o espetáculo conta a história de um catador de lixo em seu trabalho diário pelas ruas. Um dia, ao vasculhar o lixo, ele encontra um velho rádio, talvez aquele que dera, em um passado distante, de presente à sua amada. É então que o homem mergulha em suas lembranças e, com incrível habilidade, transforma toda a sucata espalhada pelo palco em um belo cenário, para contar a história de sua vida. Transforma caixas de papelão em prédios e casas, tecidos verdes em grandes gramados, uma velha garrafinha plástica em um potente trator e assim por diante.
Ao concluir a montagem teremos em cena dois países, separados por um rio caudaloso. No entanto, em uma disputa por recursos hídricos, os dois países mergulharão em hostilidades que os conduzirão a uma inevitável guerra. O ator, em uma linguagem simples e acessível, discute, de forma comovente, importantes aspectos do comportamento humano. Roteiro e direção são assinados por Hector Girondo e Carlos Canosa.
“Isso Que Vira Lixo Vira Aquilo…”
O espetáculo agrega uma variada quantidade de temas relacionados à ecologia e ao meio ambiente. Numa grande metrópole, um “Catador de Papel” (nosso simpático herói) tenta conservar a cidade sempre limpa, recolhendo lixo reciclável. Um dia, ele encontra “Dona Eulália”, uma senhora esperta, mas que ainda não aprendeu a importância da reciclagem. Porém, depois desse encontro, desastroso e divertido, ela se conscientiza e se torna mais uma defensora da natureza. Mas, eis que surge “Coisa Feia” (nossa vilã), uma personagem má e um tanto atrapalhada que adora sujeira. Essa vilã tem planos para poluir todo o planeta. Será que o nosso herói conseguirá impedir “Coisa Feia” de realizar seu malvado plano? Ou será que a cidade caíra nas tramas desta atrapalhada vilã? Produção da Cia. Do Teatro. O elenco é formado por Ailton Guedes, Geni Cavalcante e Rubia Konstantyni.
Mulambolambo – Teatro Clown
A peça conta a história de duas pessoas simples (dois Clowns), que se envolvem com certos materiais (sucata) e percebem as possibilidades de utilizar aquele “lixo”. Os personagens passam a vivenciar uma história criada por eles mesmos, com o protagonista confeccionado em cena, a partir de pedaços de tubos de PVC flexível, uma máscara velha de inalação dentre outros apetrechos. O “boneco” montado a partir de materiais não-convencionais ganha vida e descobre o humor, a partir da convivência com uma mosquinha. O espetáculo é estruturado em cenas com diálogos não-verbais, valorizando a gestualidade dos atores, a animação e a manipulação dos objetos. No elenco estão Rosana Ramos e Marco Antonio Guerrero e o figurino é do grupo Sol.
Dr. Gota x Desperdício
A peça conta de forma interativa e engraçada como fazer para evitar o consumo exagerado de água. Dr. Gota é professor e inventor. Ele criou uma máquina (Transpensamento de Imagens) que coloca o público diante de diversas situações de desperdício de água.. Com esse espetáculo, além de boas gargalhadas tem-se uma aula importante. Esta peça foi apresentada em mais de 30 escolas diferentes. Produção da Buscar Arte.