Seria a rotina um lugar dessajustável e impregnado de fertilidade destruidora de nosso intimo? Cabe a nós absorver e assimilar o cotidiano com nossa percepção aguda e defrontar com os desafios com ferocidade de um leão faminto.
Observando meu sobrinho adolescente percebi que ele está vivendo o momento ou pensando no momento. A instantaneidade vivencial é extremamente prazerosa, pois nossas vidas diárias exigem continuidade e sacrifício. Eu na maturidade só quero saber de coisas definitivas. Já fui exatamente igual ao meu sobrinho, hoje percebo que maturidade e coisas definitivas são palavras sinônimas.
Antigamente pelas baladas noturnas vivia cada minuto como fosse o ultimo. Hoje faço de cada minuto fomentos para incrementar meus sonhos de realidade.
Lembro de antigamente nos bares de Belo Horizonte nas noites de sábado para domingo. Saia da vida e da rotina sem fronteiras pelas madrugadas da capital mineira. No avançar da noite percebia que os estudantes de jornalismo comprovam o jornal na madrugada de domingo com voracidade prazerosa. Hoje em minha cidade natal passo as noitadas de sábado para domingo dormindo. Acordo às 2 horas da madrugada puxa a coberta de um lado para outro esperando amanhecer para ver meu artigo em primeira mão na Internet no “SUPER NOTICIA”. Satisfeito de saber que meu artigo circulará na capital mineira do mesmo modo que circulará as primeiras lotações ao amanhecer na morta manhã de domingo de Belo Horizonte.
A seriedade perseguida com paixão é perolas roubada da alegria. Saber que nossas vidas são um processo viável que exigem de nós eternos procedimentos e continuidade. A vida com razão é uma acumulação de sucessos, exceto no amor onde a naturalidade e a gratuidade do sentimento são instrumento principal daquilo que procuro na atualidade:definitividade.
Hoje meus dias são de lutas e de projetos futuros. Não acredito na totalidade de um sonho realizado na instantaneidade. Aprendi a ler o conteúdo de minhas utopias. Sei que são fragmentos que precisam ser juntado e coordenado. Adaptado aos dias típicos fica bem mais faço transformar nossas lutas diárias em realidade gigantesca deste que absorvemos a racionalidade destes mesmos dias típicos.
JUAREZ ALVARENGA