Quando as férias escolares de inverno chegam, vêm também o frio e a chuva. E um dos primeiros locais a sofrer as conseqüências dessa conjunção de fatores é o estoque do banco de sangue dos hemocentros. Somando-se às iniciativas preventivas do Hemocentro da Unicamp, jovens vão fazer uma doação coletiva de doação de sangue, no próximo dia 17. O gesto voluntário vai acontecer no Largo do Rosário, das 9h ao meio-dia. Esta é uma das atividades que integram o projeto “Futuro com Esperança” organizado Igreja Adventista em Campinas, que preparou quatro presentes especiais para a cidade em comemoração aos seus 235 anos.
A iniciativa dos jovens adventistas é parte do projeto “Vida por vidas” e ganha especial importância na medida em que a doação ocorre exatamente após um período de feriado prolongado, quando o Hemocentro registra uma queda nos estoques de sangue de 30% a 70%. Além disso, estatisticamente os feriados registram maior número de acidentes e, consequentemente, mais necessidade de sangue. Somente no dia 17, no Largo do Rosário, 80 jovens serão entrevistados e submetidos a testes para doação. A assistente social do setor de captação de doações do Hemocentro da Unicamp, Mônica Meirelles, explica que cada bolsa de sangue coletada contém 450 ml e que essa quantidade pode atender a três receptores. “Ganhar este apoio ajuda na manutenção preventiva de nossos estoques”, afirma.
Os jovens adventistas envolvidos na doação de sangue também vão ser conscientizados, instruídos e cadastrados para doação de medula óssea, através de folhetos explicativos entregues pelo próprio Hemocentro. As atividades do projeto “Futuro com Esperança” envolvem ainda a arrecadação de agasalhos em 32 postos de coleta, inclusive no Ginásio do Guarani, onde ocorre o “Festival de Esperança” com música gospel de 18 a 25 deste mês, todas as noites, a partir das 19h30.




