Prefeitura de São Paulo, através ABAST – Supervisão Geral de Abastecimento, a ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo e o SinHoRes-SP – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo fecharam parceria para a realização do Projeto “Bar Doce Bar”. O projeto consiste em oferecer capacitação técnica específica para estabelecimentos de alimentação, treinando seus proprietários, gerentes e colaboradores.
Técnicos especializados em gastronomia, nutrição, medicina veterinária, qualidade de alimentos, além de empresários bem sucedidos no ramo e renomados chefs de cozinha ministrarão cursos voltados ao preparo de alimentos saudáveis, atentos ao melhor valor nutricional e a uma apresentação mais atraente, com carga horária de 20 horas/aula. Também fornecerão treinamento gerencial. E tudo isso sem custos para o empresário.
Serão ministradas dois tipos de aulas. Uma para os proprietários e gerentes de estabelecimentos, que terá início no dia 17 de agosto, e outra para os funcionários e colaboradores, cujo início é no dia 18. Aqueles que participarem desta edição receberão diploma e uma placa para ser afixada no estabelecimento, com a chancela das entidades organizadoras. Na última aula, dia 14 de setembro, acontecerá a cerimônia de entrega dos certificados e placas para os participantes.
O idealizador do projeto, José Roberto Graziano, coordenador da ABAST e Edson Pinto, da Abresi são os responsáveis pela coordenação do projeto, que também contam com a participação da Leila Nasser, da ABAST e Celso dos Santos Silva, da ABRESI e Cristina Netto, do Sinhores-SP
“Será um importante passo para a capacitação dos empresários, especialmente para prepará-los para melhor atender aos turistas, já que termos o desafio de uma Copa do Mundo em menos de cinco anos”, comenta Nelson de Abreu Pinto, presidente do Sindicato.
Além das aulas teóricas, estão programadas também visitas técnicas dos alunos, que serão realizadas em parceria com universidades que oferecem cursos de gastronomia, hotelaria e turismo. As visitas terão também a presença de consultores que avaliarão os estabelecimentos e proporão medidas para melhoria de qualidade, que vão desde atendimento à higiene e manipulação de alimentos. “A idéia é irradiar o conceito de São Paulo – Capital Mundial da Gastronomia para toda a cidade, dos mais sofisticados aos mais simples bares e restaurantes da capital”, afirma José Roberto Graziano.
Nesta fase, participarão 20 estabelecimentos da região da Lapa, zona oeste de São Paulo. O curso será ministrado no Mercado Municipal da Lapa e na Sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo.
O Projeto “Bar Doce Bar” pretende propor um caminho para que os quase 70 mil bares e restaurantes alcancem melhor patamar em qualidade.
Serviço:
Projeto “Bar Doce Bar”
Local: Mercado Municipal da Lapa
Horário: A partir das 15h30
Endereço: Rua Herbart nº47 – Lapa – São Paulo