www.jornalocal.com.br / Cultura / Cinema / A Rabeca Cultural convida para curso online “Carlos Gomes e a Ópera” com Marco Antônio Seta

A Rabeca Cultural convida para curso online “Carlos Gomes e a Ópera” com Marco Antônio Seta

A obra de Carlos Gomes é ainda mais extensa que as já pinçadas acima, mas nosso músico merece ser conclamado por trata-se do maior compositor lírico americano.

 

 

O curso objetiva Identificar o grande maestro Carlos Gomes e a sua importância diante de sua obra genial através de suas óperas em meio à produção operística de uma forma universal. Especificamente, exemplificar através de suas óperas, a evolução técnica e musical do compositor e seu reconhecimento no meio intelectual brasileiro e universal.

Os temas a serem abordados nas três aulas previstas vão desde a ida de Carlos Gomes para a Itália, patrocinado por D. Pedro II, após o sucesso da célebre modinha “Quem Sabe?…”, a ópera O Guarani, o primeiro grande sucesso do maestro campineiro, até saber quem foram e quem são os intérpretes brasileiros do compositor.

Serão apresentadas ilustrações com trechos de DVD da ópera O Guarani (gravada em Campinas no Teatro Castro Mendes) e Fosca, sua estreia, como e onde sucedeu. Sua trajetória e seus intérpretes no decorrer dos anos até 2016. Maria Tudor, sua estreia e seu percurso através do século XX e XXI e Lo Schiavo, sua estreia e sua repercussão no Brasil até os dias atuais.

Difícil resumir todo esse rico assunto em apenas três aulas, tendo em vista que a obra de Carlos Gomes é ainda mais extensa que as já pinçadas acima, mas nosso músico merece ser conclamado por trata-se do maior compositor lírico americano.

Marco Antônio Seta, é formado pela Academia Paulista de Música em São Paulo, tendo cursado o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí (SP), diplomado em Jornalismo e Artes Visuais (UNICASTELO), também na cidade de São Paulo. Publicou centenas de críticas, crônicas e artigos sobre assuntos relacionados à Ópera ao longo de quarenta anos.

Sobre Jornal Local

Veja também

Cultura celebra vida e obra de Carlos Gomes com programação especial

Setembro é mês de reverenciar o maestro e compositor campineiro com muitas atrações virtuais   …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *