
Depois de 20 anos, o Centro Cultural Cândido Fumec – Casa de Sonhos – passará a atender à partir do dia 8 de janeiro em novo endereço. A mudança ocorre como forma de contenção de despesas da unidade Cândido Ferreira.
A Casa dos Sonhos FUMEC é uma fundação pública, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e, mantenedora dos programas de Alfabetização para Jovens e Adultos através da EJA I – Educação de Jovens e Adultos, equivalente aos cinco primeiros anos da educação básica e Educação Profissional, através do CEPROCAMP – Centro de Educação Profissional de Campinas – Prefeito Antonio da Costa Santos.
O projeto garante o espaço da cultura, convivência e educação, oferecendo lazer e exemplo de cidadania. No local, são oferecidas atividades culturais durante todo o mês, e estas podem ser aproveitadas pela comunidade ou oferecidas, através de voluntários e parcerias, de acordo com o encontro de interesses e da filosofia do espaço.
Segundo Gal Soares de Sordi, psicóloga e gerente do Centro de Convivência Casa dos Sonhos do Candido Fumec, todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, com exceção à capoeira e à dança do ventre. “Atuamos ativamente com o Centro de Saúde de Sousas e de Joaquim Egídio através de programas de encaminhamento de pacientes para atendimento na Casa dos Sonhos”, informa Gal.
A Casa dos Sonhos também oferece oficinas de coral, mosaico, reeducação alimentar, meditação, florais, decoupage, roda de conversa, culinária, música para jovens, dança, aula de percussão, entre outras.
Dificuldade de acesso
A linha do ônibus circular 394, que atende o Cândido Ferreira circula apenas duas vezes ao dia. Diante disso, a gerente Gal, protocolou na Prefeitura de Campinas, um pedido para aumentar mais cinco horários na linha. ” Nosso primeiro horário de atendimento, acontece às 8h30 e o último às 20h40. Nossa preocupação maior é com os alunos que precisam de transporte público para cumprir os horários da entidade”, afirma.
Casa de Sonhos
Desde 1990, que o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF), instituição filantrópica de saúde mental conveniada, firma convênio com a Prefeitura Municipal de Campinas.
Após sete anos, em 1997, inicia suas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC). O projeto do Centro Cultural Casa de Sonhos está ligado ao Sistema Único de Saude (SUS) e, com a Rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Em 2009, amplia a parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) por intermédio da Associação Cornélia M. E. V. H. Vlieg, ampliando ofertas de convivência para toda a comunidade.
Fumec
Atualmente, mais de quatro mil alunos estão matriculados nos diversos programas de EJA oferecidos pela Fumec. A Fundação tem outros 6,5 mil alunos cursando a Educação Profissional, por meio do Ceprocamp – que é outro ‘braço’ da Fumec. Ao todo, são mais de 11 mil alunos matriculados.
A Fumec oferece quatro modalidades de Programas de EJA voltados para o Ensino Fundamental (1ª ao 4ª anos. Os cursos são voltados para analfabetos absolutos, analfabetos funcionais e educação profissional, além do EJA Profissões. Ao lado destes, há outros 19 cursos de qualificação profissional e seis cursos técnicos (nível médio).
Serviço:
O Centro Cultural Cândido Fumec
Rua Antonio Prado, 430 – Sousas
Mais informações 3258-7322




