25.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Bancos públicos federais apresentam resultados de inclusão bancária e microcrédito

Data:

Os cinco bancos públicos federais se reúnem na sede do BNDES, no Rio de Janeiro para apresentar suas ações de bancarização e crédito para a população de baixa renda realizadas em 2005. Além dos resultados, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES e Caixa Econômica Federal irão debater com governos municipais, estaduais e federal e as entidades do Terceiro Setor como ampliar a atuação no Microcrédito já em 2006, bem como fortalecer as Instituições de Microfinanças definidas por meio da Lei nº 11.1010/2005.

O “Encontro Nacional BANCO PARA TODOS: O desafio do Microcrédito Produtivo Orientado”, que encerra as atividades do Banco para Todos em 2005, contará com a participação de Ministérios, dos presidentes dos bancos, de entidades representativas e tem o apoio do Comitê Nacional do Ano Internacional do Microcrédito, coordenado pelo Prof. Paul Singer (SENAES/MTE). A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do site do BNDES, no endereço: http://www.bndes.gov.br/bancoparatodos.asp.

Neste ano, já foram realizados cinco eventos regionais, com o objetivo de abrir um canal no qual os participantes dos eventos (microempreendedores, prefeituras, estados, instituições de microcrédito) possam conhecer os produtos e serviços oferecidos pelos bancos públicos federais voltados para a inclusão bancária e a oferta de crédito para a população de baixa renda e microempreendedores: Recife (PE), em 4 de julho; Fortaleza (CE), em 12 de agosto; Belém (PA), com transmissão por videoconferência para toda a Região Norte, em 16 de setembro; Campo Grande (MS), em 21 de outubro; e Blumenau (SC), no dia 25 de novembro passado.

Banco para Todos

É um programa do Ministério da Fazenda que faz parte do Plano Plurianual 2004-2007 do Governo Federal. Tem como objetivo articular as ações dos bancos federais que possibilitam o acesso da população de baixa renda e dos microempreendedores a produtos e serviços financeiros. Com recursos na ordem de R$ 2,1 bilhões apenas em 2005, o programa prevê a inclusão social e a geração de trabalho e renda para milhões de pessoas.

Das 12 ações do Programa, 8 são voltadas para linhas de crédito com juros mais baixos que os praticados no mercado, incluindo orientação para a constituição de negócios sustentáveis. As quatro restantes possibilitam acesso à conta corrente. Os bancos públicos federais, com o apoio do Banco Central, também capacitam a população em Educação Financeira, ensinando como gerenciar a conta e utilizar racionalmente os créditos liberados, com os pontos positivos e negativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Haddad discute pacote de corte de gastos com Forças Armadas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debateu nesta quarta-feira...

BC leiloará US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Pela primeira vez em quase três meses, o Banco...

Copom eleva juros básicos da economia para 11,25% ao ano

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou...

Receita paga nesta quinta lote da malha fina do Imposto de Renda

Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363