A editora Cosac Naify conseguiu resolver problemas de segurança de dados com o mínimo de investimento através de projeto da integradora ACR Informática. O sistema de backup automático e transferência de arquivos de baixo custo são baseados no software livre Rsync, que sincroniza remotamente os dados entre duas máquinas. A integradora há três anos presta serviços de suporte e manutenção de rede para a editora.
A Cosac Naify enfrentava falta de confiabilidade do sistema de backup dos dados, que eram gravados em DVD. \”Já ocorreu de precisarmos recuperar algumas informações, mas por alguma falha de gravação elas estavam inacessíveis, o que acarretou grandes transtornos\”, conta Niedison Justino Silva Júnior, analista responsável pela área de TI da editora. Um outro problema era que o backup ficava guardado no mesmo prédio que os servidores. Todos os dados seriam perdidos, entre eles textos e fotos dos livros que a Cosac edita, caso algum imprevisto acontecesse.
Outra dificuldade da editora era a ausência de comunicação entre os sistemas que rodam na matriz, localizada no bairro de Santa Cecília, e a filial, na Barra Funda, onde ficam os departamentos administrativo e financeiro. Sempre que a matriz precisava de informações sobre uma nota fiscal, posição do estoque ou cadastro e códigos de livros, devia ligar para a filial, uma vez que eles não tinham acesso a essas informações pela rede.
O custo de soluções como biblioteca de fitas para backup e espelhamento remoto de servidores revelou que estas não eram boas opções para a Cosac, que possui um pequeno orçamento para TI. Foi projetado então o backup automático e transferência de arquivos com o Rsync, software livre que executa as tarefas a custo zero para a editora. Todas as noites o servidor da filial, que possui dados atualizados da área administrativa e financeira, se conecta via internet/ADSL ao servidor da matriz, sincronizando os dados.
\”Realizei testes de laboratórios com algumas soluções e o Rsync foi a que apresentou melhores resultados. Se durante a transferência dos dados a conexão cair, o Rsync fica em modo de espera durante pelo menos 25 minutos, evitando a perda dos dados transferidos em caso de interrupção\”, afirma Michel Martins, administrador de redes da ACR.
No fim, os gastos da Cosac foram com a compra dos servidores para substituir os computadores convencionais usados nesta tarefa. \”Por sermos uma pequena editora, o nosso orçamento de TI é baixo. Mantemos um contrato com pagamento mensal para a ACR. Como a compra dos servidores já estava prevista, o investimento que tivemos foi praticamente zero”, ressalta Silva Jr.
Sobre a ACR Informática
Fundada em 1992, a ACR Informática é uma empresa que atua em duas principais frentes de negócios. Uma delas é a prestação de serviços de TI e integração de redes de comunicação. A ACR possui uma longa parceria com a Microsoft, sendo ‘Microsoft Certified Partner’ com competência em ‘Networking Infrastructure Solutions’, além de importantes alianças com fabricantes como HP, Linksys, CA e outros. Esta unidade tem atenção voltada exclusivamente ao mercado de pequenas e médias empresas. A outra vertente da companhia é a área de Treinamento, na qual são oferecidos cursos da área de Tecnologia da Informação e Certificação Microsoft. Dentre os principais clientes da ACR, destacam-se: Rede Globo, Natura, Banespa, Bovespa, Sul América Seguros, Agência Talent, Procon, Universidade de São Paulo, etc.
Unidade de Treinamento
A Unidade de Treinamento é centrada em cursos de formação de profissionais de administração de redes, suporte, desenvolvimento e web. Para grupos fechados, também é oferecido treinamento de aplicativos básicos. O Centro de Treinamento da ACR traz 11 salas de aula, todas equipadas com tecnologia de ponta. Ministrados por instrutores altamente capacitados, os cursos são oferecidos exclusivamente para grupos pequenos, formados por no máximo oito alunos.