Pesquisa realizada pela Revista Seleções em 15 países mostra que o brasileiro acredita em Deus, no poder das orações e também em correntes de e-mails
Afinal, num mundo cada vez mais materialista, a fé é coisa do passado? Uma pesquisa exclusiva da Revista Seleções, feita no Brasil e em outros 15 países, investigou quais são as crenças do homem moderno e chegou a resultados intrigantes. O resultado é assunto de capa da revista de dezembro, nas bancas a partir desta semana.
No país, 95,3% acreditam em Deus – número que só perde para a Polônia (97%). Por outro lado, apenas ,3% responderam categoricamente \”não\”.
A média dos europeus que crêem em Deus é de 71%, com Portugal no segundo lugar do ranking da fé (90%), seguido, surpreendentemente, pela Rússia (87%).
Se a pesquisa não deixa dúvidas de que Deus existe para quase todos os brasileiros, ela também mostra traços interessantes da nossa religiosidade: num país 74% católico, só 58,2% acreditam na vida após a morte.
Questionados sobre outras crenças, o brasileiro foi taxativo, dizendo acreditar no poder das orações (93%). Em segundo lugar, aparece a crença no mau-olhado (51%). E neste ranking, até as correntes de e-mails ganham adeptos, com 10% afirmando acreditar em seus poderes.
Sobre a pesquisa
No Brasil, a pesquisa foi realizada pela internet com 2.600 pessoas maiores de 18 anos, das cinco regiões do país. A metodologia permitiu aos entrevistados refletir suas crenças e responder por escrito a algumas questões.
Você crê em Deus?
– Polônia – 97%
– Brasil – 95%
– Portugal – 90%
– Rússia – 87%
– Áustria – 84%
– Espanha – 80%
– Suíça – 77%
– Argentina – 74%
– Finlândia – 74%
– Hungria – 73%
– Alemanha – 67%
– Reino Unido – 64%
– França – 61%
– Bélgica – 58%
– Países Baixos – 51%
– República Checa – 37%