18.9 C
Campinas
domingo, agosto 24, 2025

Como deve uma empresa pensar e desenvolver uma campanha de comunicação marketing

Data:

Como deve uma empresa pensar e desenvolver uma campanha de comunicação marketing

O desenvolvimento de uma campanha de comunicação marketing no genérico assenta em dois grandes tipos de estratégias base: · Estratégia PULL – A empresa dirige-se directamente aos seus clientes finais · Estratégia PUSH – A empresa procura chegar junto dos seus clientes “comunicando em cascata” com os mercados intermediários até chegar aos clientes finais. Sendo uma tarefa cada vez mais complexa, deve cada vez mais ser entregue a profissionais (normalmente às agências de publicidade) mas nunca “só a eles entregue”. Nenhuma campanha de comunicação marketing deverá ser pensada, estruturada e executada sem que na empresa existam ideias claras sobre objectivos e estratégias comerciais para o que se pretende fazer no mercado. Assim, inevitavelmente, o tipo de mercado em que se actua, a sua dimensão, as previsões da procura presente e futura, a dimensão de capacidades da empresa (em especial o seu orçamento financeiro) pesarão decisivamente nas decisões a tomar. Normalmente em mercados de bens de grande consumo, caberá à publicidade e à promoção de vendas a maior quota parte das campanhas, mas já em bens industriais a acção das forças de vendas será o meio mais utilizado e, nos serviços o “boca à orelha” (nos serviços dirigidos às pessoas), cada vez mais a publicidade e publicity (nos serviços dirigidos aos bens detidos pelas pessoas) e a publicidade e promoção de vendas nos serviços nacionais ou internacionais de grande dimensão (com especial destaque para as chamadas empresas globais como cadeias hoteleiras ou companhias de aviação). Em função da dimensão, previsão, segmentos alvo do mercado e dimensão e capacidades da empresa, muitos cenários se poderiam desenvolver. Os verdadeiros profissionais da comunicação costumam afirmar: “Tudo é possível de fazer, desde que o empresário/empresa saiba exactamente o que pode e quer fazer”. Em esquema e salvaguardando sempre as questões que acabámos de levantar, uma campanha de Comunidade marketing, deverá passar por 5 etapas. Etapa 1- A cumprir pela empresa Etapa 2 – A relação empresa / profissionais de comunicação-agência de publicidade: · história da empresa e da empresa / produtos / serviços no mercado; · problemas factos relevantes (quantificação possível para estes) da empresa / produtos / serviços no mercado; · dados e informações internas e externas disponíveis, em especial resultados de estudos de mercado; · análise da concorrência; · objectivos, plano, programas e acções comerciais, marketing da empresa; · budget disponível. Etapa 3 – As propostas dos profissionais e as reacções da empresa Etapa 4 – A campanha em preparação – trabalho da equipa de criativos e apresentação da copy strategy e do copy plan – inputs da empresa – críticas da empresa – trabalho da equipa de planeamento media e apresentação do plano Etapa 5 – Avaliação dos resultados da campanha Comparação dos objectivos comerciais, dos objectivos de comunicação e dos resultados alcançados: · aumento da notoriedade; · melhoria da imagem; · aumento das vendas; · manutenção da quota de mercado; · etc. Recurso a estudos de mercado para avaliação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade