Consultor de Campinas dá dicas que, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia das empresas
Manter-se competitivo no mercado é um desafio constante, que exige atenção, disciplina e dedicação diárias. No entanto, a correria, as dificuldades de última hora, as mudanças no mercado, enfim, uma série de fatores acabam fazendo com que o planejamento e a atuação da empresa, no dia a dia, sejam dispersos, sem foco e, conseqüentemente, sem produtividade. “Foco é tudo, dispersão é nada”, afirma Werner Kugeilmeier, da WK Prisma, Consultoria Humana-Empresarial de Campinas.
Para Werner, a competência técnica é importante e essencial, mas já não é mais o diferencial. “Hoje, todos sabem que precisam estar atualizados; o conhecimento técnico é muito valorizado, mas é preciso ir além”, diz o consultor. “Como a sua impressão digital é única, o seu ‘DNA’ empreendedor também o é; basta desenvolvê-lo. Pensamos bastante sobre QI e, mais recentemente, QE. Por que não pensar em um ‘QUEM’, ou seja, ‘Quociente de Potencial Empreendedor’, ‘Querer Espaço para Mudança’? Assim, vamos transformar sonhos e idéias em resultados e soluções”, explica Werner.
“É preciso ter habilidade de gestor, que é aquele agente de mudança, que sabe atuar em equipe, que enfrenta um turbilhão de dificuldades, mas segue em frente”, explica. “O empresário de hoje precisa desenvolver melhor sua postura de empreendedor. É preciso entender que ele é o produto diferenciado, então cabe a ele reagir diante dos problemas, propor soluções criativas, tomar decisões mesmo nos momentos mais difíceis”, conclui Werner.
“Nossa empresa é como um avião. O primeiro passo é definir o plano de vôo. Como estamos iniciando um novo ano, isso deve ser feito já. O empreendedor precisa assumir a atitude de piloto na sua área de atuação e agir sempre pró-ativamente. Depois, é preciso cuidar de todos os outros componentes: a tripulação, que são os funcionários; o combustível, que é o nosso conhecimento; e o radar, que precisa estar ligado a todo o momento, que é a nossa percepção sobre os riscos e oportunidades que nos cercam”, diz Werner.
Para quem quer se tornar mais competitivo em 2005, Werner reuniu algumas dicas:
– Propósito: Defina e compartilhe o seu “plano de vôo”
– Postura: Torne-se “piloto”, independente da sua área de gestão
– Pessoas: Forme uma equipe de talentos com dom de empreendedor
– Processo: Diferencie o posicionamento do seu produto e/ou serviço
– Painel de Comando: Gerencie o alinhamento dos (4) P´s acima – e decole !!!