Paulo Roberto Rizzo é oficial do nosso cartório de registro civil de Sousas e nas horas vagas tem como hobbie pintar quadros. Em 1984 Paulo pintou seu primeiro quadro, ele tinha vontade de tê-los, mas não podia comprar, pois são caros, então resolveu fazer os seus próprios. Este primeiro trabalho ele deu como presente. Como não gostava de gravuras recortadas e reprodução de gravuras começou a desenvolver a pintura sem técnica alguma, apenas para apreciá-los e ter em sua casa.
Hoje depois de viajar e conhecer alguns museus, ler bastante sobre arte, Paulo quer aperfeiçoar suas pinturas estudando história da arte e até fazer um curso onde possa desenvolver seus conhecimentos, o que impede no momento de estudar é o tempo, pois ele trabalha no cartório de Sousas. Há algum tempo Paulo não tem mais pintado, raramente o faz de finais de semana. Começa com alguns desenhos pequenos e acaba desenvolvendo a criatividade na hora. “Pintar relaxa, parece que nada existe a sua volta, esqueço de tudo, a inspiração vem naturalmente, até uma música pode estar tocando na hora, mas eu só consigo ouvir o silêncio em minha volta”. Diz ele entusiasmado.
Sempre que possível Paulo traz um quadro quando viaja pelo Brasil, visita feiras e exposições, mas diz que infelizmente os quadros são muito caros. Ele não vende os seus, apenas pinta para alguém que pede ou presenteia.
Paulo usa técnica do pastel para pintar e óleo sobre tela, pincel é usado apenas para alguns detalhes, ele tem dificuldade de usá-los. “Uma grande artista plástica, fantástica me disse que eu preciso de um curso para ter técnica de escola, como luminosidade, profundidade. Tudo que eu faço aprendi naturalmente.” Afirma Paulo.
Obras de Paulo Rizzo
Data: