30.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

CPQD PROVÊ SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA DE REDES PARA CONECTAR A CIDADE DIGITAL MAIS REMOTA DO MUNDO

Data:

CPQD PROVÊ SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA DE REDES PARA CONECTAR A CIDADE DIGITAL MAIS REMOTA DO MUNDO

O local escolhido é Parintins, na Amazônia. Lá, com apoio técnico do CPqD, a Intel patrocinou a primeira rede WiMAX do Brasil para conexão à Internet e acesso a recursos médicos e educacionais

Com a expertise de seu Centro de Competência em Redes WiMAX – sistema de acesso à banda larga sem fio de alto desempenho – o CPqD forneceu consultoria técnica especializada à Intel para que a empresa disponibilize a um dos lugares mais remotos e isolados do planeta – a Amazônia – uma rede sem fio para aplicações de tele-educação e telemedicina por meio de serviços de videoconferência, video streaming e navegação na Internet. O local escolhido pela Intel foi Parintins. A transformação digital da cidade localizada em uma ilha no Rio Amazonas deverá melhorar a vida de seus 114 mil habitantes.

Coube ao CPqD o planejamento e projeto das redes Wi-Fi e WiMAX, especificações, instalações e configurações dos seus equipamentos, bem como a aceitação das redes e a integração de todas as atividades dos parceiros envolvidos no projeto – Embratel, Proxim, Cisco e as Universidades Estadual do Amazonas e USP. A infra-estrutura sem fio inclui transceptores rádio de curto alcance Wi-Fi instalados nas escolas públicas e posto de saúde e rádios WiMAX, que possui uma capacidade de transmissão de longo alcance, interligando estes locais com a estação satélite da Embratel e de lá para o mundo, sendo estes últimos equipamentos certificados pelo WiMAX Fórum. A tecnologia foi especialmente projetada para ser a maneira mais eficiente e barata para construção de redes sem fio para acesso à Internet banda larga em áreas metropolitanas e rurais.

Este projeto em Parintins é uma mostra do potencial de uma parceria firmada pelo CPqD com a Intel para atuação junto as prefeituras brasileiras na implantação de infovias municipais multi-serviços.

Um Centro de Competência WiMAX – O CPqD centralizou suas atividades de forma a criar um Centro de Competência WiMAX e está preparado para atender às necessidades do mercado à esta tecnologia emergente: são sistemas de tarifação (billing), desenvolvimento de equipamentos – Estações Rádio Base – ERB – e Unidade do Cliente ou CPE, sistemas de gerência de redes e serviços, além de toda a engenharia de redes para garantir o bom desempenho do acesso. Trata-se de uma experiência acumulada em 30 anos atuando em telecomunicações e tecnologia da informação.

O projeto Parintins – onde a rede WiMAX foi instalada em centro de saúde, 2 escolas públicas e centro comunitário faz parte do Programa World Ahead, uma iniciativa onde a Intel planeja investir mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo, ao longo dos próximos 5 anos, para acelerar o acesso aos computadores, à Internet e à tecnologia, para as pessoas das comunidades em desenvolvimento.

A tecnologia está permitindo à Universidade Estadual da Amazônia expandir seu programa de Telemedicina em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para a cidade de Parintins. As novas ferramentas, incluindo interação por vídeo em tempo real entre especialistas e pacientes separados por milhares de quilômetros, permitem que os 32 médicos da cidade tenham acesso rápido aos últimos dados médicos ou opiniões de especialistas.

“Estamos empenhados em viabilizar o emprego do WiMAX para levar aos cidadãos de qualquer parte desse País continental, as melhorias sociais voltadas especialmente para educação, saúde e segurança pública”, comenta Hélio Graciosa, Presidente do CPqD, presente na inauguração da Rede sem fio de Parintins. ”Para tanto, continua Graciosa, estamos utilizando o que ha de mais moderno e inovador em termos de tecnologia, equipamentos e técnicas de engenharia para evoluir as redes das prefeituras municipais”.

\”Fomos abençoados com esse projeto\”, disse Frank Bi Garcia, prefeito de Parintins. \”Devido aos obstáculos geográficos, a cidade de Parintins não possui estrutura para receber o cabeamento necessário para acesso à Internet. A partir de agora, receberemos acesso sem fio, por meio de antenas e de satélites, o que representa uma grande conquista para a região. Esse projeto preparará essa nova geração para o futuro\”.

“Ter o CPqD como parceiro de implementação foi uma escolha acertada, pois contribuíram com experiência e profissionalismo para a concretização deste projeto arrojado que levou acesso às tecnologias de informacao e comunicação a uma comunidade remota e de difícil acesso, como Parintins”, diz Elaine Nucci, gerente de Desenvolvimento de Mercado WiMAX da Intel para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

ICMC oferece duas bolsas na área de Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)...

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país

O futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de...

Digitalização do SUS deve integrar dados e garantir uso ético

Integração e tratamento ético das informações são pontos que...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363