Um único projeto já beneficia mais de duas mil pessoas em São Paulo e este número deve dobrar até janeiro, com a expansão para outras capitais
Dados da ONU indicam que 42 milhões de brasileiros exercem atualmente algum tipo de trabalho voluntário, o que representa quase 24% da população. É neste contexto de crescimento do terceiro setor que se destaca o projeto EF for All, de ensino de inglês a comunidades carentes.
O projeto conta com 170 voluntários em atuação e outros 100 em lista de espera, das mais variadas profissões e ocupações. Há bancários, jornalistas, médicos, advogados, aposentados, donas de casa, estudantes, biólogos e empresários, entre outros. Nenhuma experiência didática é necessária, já que a EF oferece capacitações e todos os materiais didáticos.
Os cursos são oferecidos a 17 escolas estaduais que fazem parte do programa governamental Escola da Família e em 18 ONGs. Entre elas, Instituto Ayrton Senna, Ação Criança, Gol de Letra, Cidade Escola Aprendiz, Aquarela, Gotas de Flor e Florescer.
As histórias de vida dos alunos comovem. Há o faxineiro de um prédio de alto padrão no Brooklin que estuda o idioma para conversar com os moradores estrangeiros e um dia, quem sabe, morar nos Estados Unidos. Há as mães adolescentes da ONG Santa Fé, os imigrantes bolivianos que vivem na Mooca e idosos que mal sabem ler e escrever em português, mas que sempre quiseram falar inglês. Todos, porém, com um objetivo comum: melhorar de vida.
“Nosso papel não é só dar aulas de inglês para estas pessoas. É dar lições de cidadania, de cultura geral, e mostrar que o mundo é muito maior do que eles sonham”, explica o bancário Gabriel Barros, que atua no projeto desde sua criação. Segundo ele, a melhor forma de ensinar é mostrando que o idioma pode ser usado no dia a dia, ao comprar um sanduíche ou ir ao cinema. “O intercâmbio entre o mundo dos voluntários e o dos alunos é o que mais enriquece todos os envolvidos”, conclui.
Quem quiser participar dando aulas, pode obter mais informações através do e.mail marketingbr@ef.com ou no site www.ef.com. A EF também está em busca de mais empresas parceiras.




