22.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Criador do Orkut.com visita o Brasil

Data:

O Orkut Buyukkokten, criador do site de relacionamentos mais famoso do mundo, que leva o seu nome – Orkut.com, esteve no Brasil no começo do ano em visita oficial da Google. Estive presente a uma de suas palestras e compartilho com vocês as minhas impressões sobre o Orkut.com e seu criador.
A palestra da qual participei foi realizada na USP/São Carlos. Essa escolha não foi por acaso, já que a proximidade Empresa-Universidade é um dos princípios fundamentais da Google. Além da USP o Orkut visitou outras Universidades e algumas empresas da área de mídia, como a Revista Info. A última escala foi, obviamente, o escritório da Google em Belo Horizonte, este também criado a partir da Universidade Federal de Minas Gerais.
Acredito que a principal razão dessa visita seja incrementar a receita com Publicidade no Brasil e realizar ações de Marketing mais direcionadas ao nosso público. Isso é óbvio considerando-se a popularidade que alguns sites mantidos pela Google têm entre os brasileiros (exemplos: Orkut.com, YouTube.com).
Na palestra o Orkut começa falando sobre como ele teve a idéia para criar um software de relacionamento (ou Social Software em Inglês). Nascido na Turquia e criado na Alemanha, o Orkut foi para os Estados Unidos, há aproximadamente 10 anos, fazer doutorado em Ciência da Computação na Stanford University (Califórnia). Como todo calouro e para piorar estrangeiro, sentia dificuldades em conhecer pessoas e fazer amigos. Seu círculo de amizades limitava-se a alguns colegas de sala e algumas pessoas que moravam no mesmo alojamento que ele. Ao tentar se aproximar de novas pessoas fora desse pequeno círculo sentia muita rejeição.
Identificava-se aí o problema. A dificuldade de conhecer pessoas fora do círculo de amizades e em uma grande universidade as pessoas se socializam pouco, passando muitas horas estudando ou usando o computador.
Com o passar do tempo o círculo de amizades ficava mais forte e os amigos saíam mais, iam a festas juntos, praticavam esportes, etc. Com o estreitamento dessas relações uma nova etapa começava. Era o momento onde os amigos começavam a apresentar seus amigos a outros círculos de amizades, os chamados amigos dos amigos. Com isso a rede de amizades do Orkut na Stanford se ampliava.
Identificava-se aí a observação: i) uma das melhores formas de se fazer novos amigos é através dos amigos dos amigos; ii) quando um amigo te apresenta a uma nova pessoa a chance de rejeição diminui, pois você transfere a confiança que tem no seu amigo para aquela nova pessoa que acabou de conhecer; iii) essa rede de amizades é muito forte e pode levar a outros tipos de relacionamentos – namoro, casamento, etc.
Como todo empreendedor Orkut começou a pensar no problema e juntar suas observações do mundo que o cercava. Em pouco tempo surgiu a solução: para potencializar a capacidade das pessoas de formarem novas redes de amizade, e aproveitando o fato que elas passam muitas horas por dia usando o computador, ele imaginou que seria muito útil ter um software que ajudasse as pessoas a se encontrarem on line. Nascia a idéia do Social Software, ou software de relacionamento.
O primeiro site deste tipo lançado pelo Orkut se chamava Classmates.com e era usado basicamente por estudantes da Stanford. Esse site foi lançado em 1995. Outros sites foram lançados por Orkut depois disso, mas o que ficou mais famoso foi o que leva o seu nome Orkut.com, lançado em 2004, ou seja, há apenas 3 anos.
Um dado interessante é que o Orkut.com tem hoje cerca de 15 milhões de usuários, destes, cerca de 53% são brasileiros. O crescimento do número de brasileiros no site foi exponencial, e hoje considera-se que a grande maioria dos brasileiros on line já fazem parte do site.
Algumas características do site são importantes, ele é completamente gratuito, e mesmo assim completamente livre de publicidade. Isso só é possível graças à receita da Google com outros tipos de serviços (tema para outra matéria). A característica mais marcante, no entanto, é que o ingresso no site é feito apenas por convite. Ou seja, você pode participar livremente, mas para isso tem que ter sido convidado. Isso permite que qualquer duas pessoas que utilizem o site tenham entre elas algum tipo de relacionamento.
Várias lições podem ser tiradas dessa experiência. A principal é que a criatividade e a iniciativa devem ser estimuladas, sempre. O Orkut trabalhava para a Google, desenvolveu o site e eventualmente vendeu para a própria Google, sendo hoje um sucesso mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Primeiro satélite brasileiro de alto desempenho envia com sucesso imagens do espaço

A Visiona, joint-venture entre a Embraer e a Telebras,...

ICMC oferece duas bolsas na área de Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)...

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país

O futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363