19.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Sua vida sem a Internet

Data:

Minha filha tem 7 anos e é um mundo de sabedoria! Outro dia chegou pra mim e disse “Pai, entra nesse site aí: www….”, de um jeito tão natural que me deixou assustado. De onde ela havia tirado aquela informação? Mostrou então o folheto de publicidade com o endereço do site escrito nele. Ela já sabia que aquilo era um site e que deveria usar o computador para ver o que tinha lá. Na idade dela eu nem sabia o que era um computador, a Internet então tinha lá seus 5 ou 6 usuários, todos PhDs em Computação, totalmente fora da minha realidade.
Mas não precisamos ir tão longe assim, há 10 anos atrás era muito mais natural procurar em uma lista telefônica o que é hoje natural procurar na Internet. Quantos usam uma lista telefônica hoje? Eu até usei uma ontem, pra pegar o site da própria lista e buscar a informação que precisava na Internet. Em 2 minutos estava com o telefone, endereço, e o site da empresa que procurava.
O crescimento exponencial da Internet é fato, e o avanço do acesso em banda larga está colocando o Brasil em uma nova fase em relação ao uso de recursos disponíveis na Internet. Nas grandes capitais brasileiras, praticamente oito em cada dez jovens (78%) têm acesso à Internet em suas casas.
Hoje as empresas, desde as pequenas lojas até as grandes corporações, precisam ter uma estratégia bem planejada e eficiente de comunicação na Internet, senão vão ficar de fora dessa nova onda. O lado mais básico dessa comunicação é a criação do site da empresa (o mínimo que se deve fazer). A estratégia como um todo deve ir muito além, devendo prever vários tipos de ações durante o ano. O uso da Internet como mídia para divulgação de uma empresa, seus produtos, valores e realizações deve ser considerado seriamente, sendo atualmente uma tendência mundial irreversível.
O crescimento consistente da publicidade online é uma clara indicação de que o pessoal de marketing continua a apostar no poder real do anúncio interativo. Os profissionais do marketing estão percebendo como esse meio potencializa sua habilidade de identificar e envolver a audiência que realmente interessa para suas marcas e, em seguida, medir a eficácia de maneiras que nenhum outro meio permite. A grande sacada da Internet é que ela é interativa, ou seja, eu posso entrar no site de um restaurante e configurar o meu prato com o que eu quero e ver quanto ele vai custar, eu posso entrar em um site de fotografia, configurar as fotos que quero, no tamanho que quero e recebê-las em casa.
Caminhamos para no futuro ter o acesso à Internet como hoje temos o acesso à eletricidade. Para a grande maioria da população esse recurso vai simplesmente estar lá. As residências já serão construídas com a estrutura de rede implantada, ao mudar o novo inquilino liga para a provedora de Internet e passa os seus dados. A partir daí basta conectar seus dispositivos no plug de Internet que eles estarão online. Note que eu disse dispositivos e não computadores. Não vejo razões para não ter todos, ou quase todos, os eletrodomésticos com capacidade de se comunicar em rede. Já existe tecnologia para se implementar serviços muito interessantes, por exemplo, a minha geladeira teria o cadastro de todos os principais produtos que eu consumo em casa. Quando algum desses itens se esgota, ou fica com o estoque abaixo do mínimo, uma mensagem seria enviada para uma central de compras que faria várias cotações de preços em fornecedores. Eu receberia um e-mail com os melhores preços e autorizaria a compra. No dia seguinte os produtos seriam entregues em casa.

Plínio Vilela é professor universitário e empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Primeiro satélite brasileiro de alto desempenho envia com sucesso imagens do espaço

A Visiona, joint-venture entre a Embraer e a Telebras,...

ICMC oferece duas bolsas na área de Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)...

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país

O futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363