20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Agosto é o mês de vacina contra a raiva

Data:

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, por meio de mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A transmissão se dá a partir de um ferimento que na maioria das vezes é causado pela mordida de um animal portador e já infectado pelo vírus da raiva, ou seja, contato com a saliva. Exposição a animais selvagens como raposas, guaxinins, morcegos e gambás combinando com ausência de vacinação, resultará em um grande fator de risco para o animal doméstico”, afirma Dani Dutra – Médica Veterinária do Reino Animal.
A vacina contra a raiva canina é fornecida por órgãos públicos. A vacina anti-rábica é composta de vírus rábico inativado. Após o contato com vírus inativado, fornecido através da vacinação, as células do sistema imunológico do animal irão interagir e produzir anticorpos específicos contra o vírus. Assim, se o animal futuramente tiver exposição ao vírus o organismo reconhecerá e utilizará seus anticorpos específicos.
Indica-se a primovacinação a partir dos 3 meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando em caninos, felinos, bovinos, ovinos, caprinos e eqüinos devem ser vacinados. Os animais devem estar sadios e serem previamente examinados pelo Médico veterinário. A dose de reforço deve ser administrada 30 a 45 dias após a administração da dose inicial. A revacinação periódica deve ser anual.
Devido à grande dificuldade de triagem dos animais em postos de campanha de vacinação, recomenda-se vacinar todos os animais levados aos postos, independente da faixa etária e das condições gerais de saúde. É importante orientar os donos de animais primovacinados para que providenciem uma dose de reforço posteriormente, além das vacinações periódicas em posto fixo, clínicas ou outros serviços credenciados. “O governo no mês de agosto organiza uma campanha de vacinação contra a raiva, disponibilizando-as gratuitamente em alguns postos específicos que serão divulgados. (ex: escolas)”, diz Dani Dutra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Crescimento de empregos formais em 2023 foi puxado por pessoas acima de 40 anos

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...

Secretaria de Saúde confirma mais seis mortes por dengue e total chega a 71

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363