Equipe se despede do país para desafio no Sul-Americano do Equador
O Clube Semanal de Cultura Artística (Campinas) recebe neste sábado (25) e domingo (26) a Seleção Brasileira da categoria Júnior de Caratê. As atividades ocorrem na sede de campo de Sousas. Ao todo são 17 atletas, dez homens e sete mulheres, que farão as últimas oito horas de preparação para o Campeonato Pan-Americano de Quito, no Equador. A disputa começa na quinta-feira (30). O torneio serve como seletiva para o Campeonato Mundial de Caratê da Turquia, marcado para o período de 7 a 14 de outubro.
O técnico Valmir Zuza da Cruz, 43 anos, paranaense, mas que mora em Campinas desde 1981, disse que é essencial trazer o grupo para a cidade e acertar os últimos detalhes antes da viagem, marcada para segunda-feira (27). “O Clube Cultura tem uma ótima estrutura de treinamento, alojamento e refeitório. Aqui vamos conseguir encerrar a preparação em alto estilo”, afirmou Zuza.
Entre os destaques da delegação brasileira que vem a Campinas sábado e domingo está o carioca Caio Duprá, que defendeu o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Duprá, atleta do Vasco da Gama, foi vice-campeão mundial de caratê em 2005. O torneio foi realizado em Chipre. Zuza aposta todas as fichas no atleta. “Ele tem tudo para ser o campeão no Equador”, comentou.
Entre as mulheres, destaca-se Maria Carolina de Oliveira, de 18 anos, atleta do Clube Cultura e que é considerada uma das promessas do caratê brasileiro. Carol, que é de Indaiatuba, é a única atleta de um clube de Campinas na disputa de Quito. “É uma atleta que está em plena evolução”, disse o técnico Zuza.
Os treinamentos no Cultura começam sábado (25) às 10 horas e se prolongam até às 12 horas. Os atletas retornam às atividades às 17 horas para um novo treino que se estende até às 19 h. No domingo, os atletas retomam os treinamentos às 10h. Eles repetem a mesma programação do dia anterior (sábado). A entrada é livre. Na segunda-feira (27), a equipe brasileira embarca às 17h45 no Aeroporto Internacional de Cumbica, em São Paulo, para a capital equatoriana.
O Campeonato Pan-Americano Júnior do Equador terá a participação de atletas de 42 países. As principais forças, além do próprio Brasil, são Estados Unidos, Canadá, república Dominicana e Cuba. Valmir Zuza, porém, destacou a evolução do caratê venezuelano. “A Venezuela talvez seja hoje, nosso principal adversário”, disse o treinador, que pretende realizar no Clube Cultura, em Campinas, a fase final de treinamento para o Campeonato Mundial de Turquia. “Tudo vai depender de um acerto com a cidade. Mas gostaria muito de fazer a preparação aqui.”, explicou o treinador.
Serviço
Treinos da Seleção Brasileira Júnior de Caratê
Data: 25 e 26 de agosto (sábado e domingo)
Horário: das 10 às 12 horas e das 17 às 19 horas
Local: Sede de Campo do Clube Semanal de Cultura Artística (Rodovia Heitor Penteado, km 6, Sousas)
Informações: (19) 3258-7475