Balanço é da Secretaria de Estado da
Saúde; postos continuam abertos até as 17h
Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 622 mil crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil em apenas duas horas de campanha (8h às 10h), neste sábado, 25 de agosto. O número é 12% maior do que o registrado na primeira fase da campanha, em 16 de junho, quando foram imunizadas 556 mil crianças no mesmo período. Na região de Campinas foram vacinadas 64.217 crianças.
O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, abriram a campanha pela manhã na capital, em festa com brinquedos, brindes e pintura facial. Os atletas Erick Silva e Mônica Andrade, ambos da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas e vítimas da poliomielite, também participaram da festa no Parque Villa Lobos. Cinqüenta e dois mil profissionais e 4,7 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estão à disposição da população em todo o Estado. A Secretaria pretende vacinar até 17h pelo menos cerca de 3 milhões de crianças com até 5 anos, 95% do total de 3,1 milhões.
“A campanha foi muito bem nestas primeiras horas. Mas é muito importante que os pais levem as crianças aos postos de saúde até o final do dia para que possamos manter os altos índices de cobertura em nosso Estado. A paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação”, afirma o secretário Barradas Barata.
A prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. O último caso de poliomielite registrado no Estado aconteceu em 1988, resultado dos bons índices de imunização alcançados. Mas a vacinação é importante para evitar que qualquer caso apareça.