22.9 C
Campinas
sábado, setembro 13, 2025
spot_img

Temporão anuncia ações de combate à dengue no Rio de Janeiro

Data:

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) anunciou nesta segunda-feira (24) as ações do governo federal para o combate à dengue no Rio de Janeiro. As medidas garantem a contratação de 660 profissionais de saúde; a abertura de mais 119 leitos nos hospitais federais, incluindo 32 de UTI, além dos 104 já disponíveis na regulação; o reforço de profissionais da Funasa no combate aos vetores; a implantação do cartão de acompanhamento do paciente e a intensificação de ligações de telemarketing nas áreas mais atingidas pela doença.

“Há, neste momento, um gigantesco esforço das autoridades para reverter a situação grave que a população enfrenta. Temos de atender todas as pessoas que procuram o sistema, além de monitorar e combater as áreas de infestação”, disse Temporão.

O ministro esteve reunido, durante toda a manhã, no Núcleo do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, com a equipe de coordenação do governo federal para avaliar a situação e levantar as propostas para implementação dessas medidas em curto prazo.

A contratação emergencial de 660 profissionais acontecerá por convocação nos jornais nesta terça-feira. São necessários médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos, auxiliares de farmácia, fisioterapeutas, técnicos em hemoterapia, histotecnologia, laboratório e radiologia. Os profissionais trabalharão em caráter temporário, na rede de hospitais federais.

Até o final desta semana, o governo federal distribuirá para toda a rede de assistência do município e da Baixada Fluminense, mais de 250 mil cartões de acompanhamento de pacientes com dengue. Os cartões reúnem informações sobre a evolução da doença. Dessa maneira, cada vez que o paciente tiver a necessidade de retornar ao serviço de saúde, o médico terá condições de avaliar a doença, garantindo o atendimento necessário e adequado.

Moradores das áreas de infestação receberão ligações do serviço de telemarketing do Ministério da Saúde, para alertar sobre os sintomas da dengue, além de informar sobre a situação de infestação e como combater o mosquito transmissor. O Ministério da Saúde também reforçará o serviço de Tele-dengue da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, para que a população tenha acesso a informações até nos finais de semana.

Em conjunto com os 1.200 bombeiros que já atuam na cidade identificando focos de infestação e cobrindo caixas d’água, o governo federal treinará, nesta semana, mais 300 guardas de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os agentes atuarão no combate ao mosquito adulto com inseticida nas áreas de grande infestação. Serão destinados ao município mais 15 veículos com capacidade de cobrir de 80 a 100 quarteirões por dia, cada um, também realizando o trabalho de fumacê.

Ainda nesta semana, o Ministério da Defesa definirá a quantidade de militares que poderão atuar junto aos agentes de endemias da Funasa e do Corpo de Bombeiros, além de quantificar o número de tendas necessárias para o atendimento ambulatorial de pacientes e os recursos humanos especializados para o trabalho.

O ministro da Saúde agradeceu a resposta da sociedade com o grande número de doações de sangue que aconteceram no fim de semana, mas ressaltou a necessidade de mais doações para garantir o atendimento aos pacientes mais graves.

Temporão anunciou também que profissionais de saúde que atuam no trabalho de humanização serão deslocados de vários estados para atuar no município do Rio de janeiro pelos próximos dois meses. “Esses profissionais ajudarão na orientação dos pacientes, na porta de entrada, em parceria com a central de regulação. Dessa maneira, facilitarão o trabalho de encaminhamento de doentes de acordo com a gravidade”, completou.

O Ministério da Saúde usará o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Rio de Janeiro, para monitorar e avaliar diariamente a evolução da epidemia. O controle permitirá a implementação das medidas necessárias e identificará as áreas prioritárias para atuação conjunta das esferas de governo.

O ministro reforçou que, ao longo de 2007, o governo federal alertou sobre a epidemia da doença e a necessidade de ações para impedir o seu avanço. Como resultado, todas as capitais, com exceção do Rio de Janeiro, reduziram o número de casos de dengue.

“No ano passado, tivemos uma epidemia proporcionalmente maior no Mato Grosso, com apenas um óbito em mais de 40 mil casos. O problema foi resolvido graças ao trabalho na atenção primária, por meio da Estratégia do Saúde da Família”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...

Governo anuncia novo hospital universitário e libera R$ 170 milhões para municípios mineiros

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira...

SUS passa a oferecer tratamento integral para dermatite atópica

A dermatite atópica – condição dermatológica que acomete principalmente...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade