A partir agosto de 2009 todos os veículos terão que sair da fábrica com o sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalado. Conforme a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o objetivo é evitar furtos, já que o GPS permite que o automóvel seja rastreado via satélite.
O governo federal especificou as normas técnicas que os equipamentos devem seguir. Em dois anos, a indústria automobilística deve se adaptar. O GPS é um dispositivo instalado nos carros que, ao enviar sinais a satélites e recebê-los de volta, permite estabelecer a localização dos veículos. Para habilitá-lo, é necessário pagar uma mensalidade de R$ 100. Como a habilitação do serviço não é obrigatória, somente pagará esse valor os motoristas que desejarem manter o rastreador em funcionamento. Os demais, porém, acabarão arcando com o custo de um aparelho que não terá utilidade. O bloqueador – dispositivo que impede o funcionamento do veículo em caso de furto ou roubo – sairá obrigatoriamente em funcionamento da fábrica. Os modelos mais simples custam entre R$ 90 e R$ 260, e não exigem custo de manutenção. As montadoras de veículos já haviam anunciado que repassariam o custo de aquisição do kit antifurto aos consumidores.
Além da função de rastreamento para antifurto, o aparelho de GPS tem a função de localizar caminhos com agilidade e informar qual o melhor trajeto a ser feito, evitando o trânsito nas grandes cidades e possui ainda, alerta de radares.
Caroline Nunes