Tambaquis, tucunarés, filhotes e pirarucus – espécies provenientes da bacia amazônica -, todas pescadas em cativeiro e certificadas pelo IBAMA, poderão ser apreciadas em Campinas, SP, entre os dias 11 de abril e 10 de maio, durante o Festival de Peixes da Amazônia do restaurante Barbacoa, tradicionalmente reduto de carnes nobres e cortes especiais. A iniciativa será realizada em todas as unidades da rede espalhadas pelo Brasil e vem reforçar uma tendência mundial de valorização e preservação da fauna e flora da floresta amazônica.
A unidade de Campinas da rede Barbacoa coloca ao alcance de seus clientes pratos preparados com tambaqui, tucunaré, filhote e pirarucu. O restaurante selecionou, entre os diversos peixes da região, os mais nobres em sabor e textura. Os acompanhamentos dos pratos também são “autênticos” com destaque para a banana da terra e a castanha do Pará. “Dessa forma, podemos mostrar que a alta gastronomia pode ser feita com ingredientes tipicamente brasileiros”, afirma a gerente do Barbacoa Campinas, Shirlei de Paula.
A expectativa é atrair uma parcela da clientela que não tem a oportunidade de saborear em Campinas a carne tenra e macia das espécies da Amazônia, considerada a região mais rica em fauna e flora do planeta. Quem optar por um vinho como complemento à refeição, o sommelier da casa, Raimundo Cosmo, preparou rótulos que harmonizam perfeitamente com os pratos entre as melhores opções da extensa carta de vinhos da casa.
Variedade
Tucunaré – A espécie habita os lagos, matas inundadas ou rios da Amazônia. Esta espécie de peixe é a preferida dos praticantes de pesca esportiva, pois é o único da região que persegue sua presa de maneira incessante, não desistindo de capturá-la. Sua voracidade é tamanha que é capaz de atacar até os anzóis sem isca. As características da carne do tucunaré pedem seu preparo em forno, assado ou em caldeiradas.
Pirarucu – Conhecido também como bacalhau da Amazônica, o pirarucu é um peixe exclusivo da região. A carne, de textura suave e quase sem espinhas, aceita bem qualquer tipo de preparo, tanto na grelha como ensopado. Além disso, o peixe pode ser cortado em mantas e coberto com sal grosso para conservá-lo para o consumo em longo prazo. Depois basta prepará-lo como se fosse um bacalhau. O pirarucu pode ainda ser defumado ou até triturado em pilão para ser usado em receitas de bolinhos de peixe.
Tambaqui – Por ser uma espécie capaz de acumular gordura, o tambaqui possui deliciosas costelas, nome pelo qual são conhecidas as espinhas de peixes na região Norte. O pescado deve ser assado sobre o calor de brasas incandescentes. Assim, sua camada de gordura derrete lentamente, penetrando na carne e deixando um sabor inigualável.
Filhote – Peixe comum em alguns rios das bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins. Depois de grande também é chamado de piraíba. É ingrediente importante no cardápio da região Norte do Brasil.