13.9 C
Campinas
quinta-feira, julho 10, 2025

Dia Internacional da Luta Contra Hepatites

Data:

A Organização Não-Governamental (ONG) Saúde em Vida aproveita a comemoração do Dia Internacional de Luta Contra Hepatites Virais (19 de maio), para realizar, nas várias campanhas públicas de detecção e prevenção da doença. Os principais eventos estão previstos para Limeira, Rio Claro e Campinas.

De 12 a 16 de maio, em Limeira, a ONG Saúde em Vida desenvolverá atividades voltadas à divulgação, orientação e conscientização dos danos causados pela doença, com ênfase na hepatite C. Serão distribuídos pelo menos 10 mil folhetos explicativos sobre a doença e realizados 150 testes para a detecção.

No dia 15 de maio, a ONG promove uma palestra na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, com a realização de testes para a detecção da doença e distribuição de folhetos explicativos sobre a patologia. No dia 17, haverá uma apresentação pública da entidade na Câmara Municipal de Campinas e esclarecimentos sobre a doença com médicos especialmente convidados, da Puc e da Unicamp. Os diretores da Saúde em Vida, Christian Joseph Souza Carvalho e Donizete Aparecido Soares de Campos apresentarão à comunidade os objetivos e a importância dos trabalhos realizados pela Ong

Essas ações fazem parte de um planejamento da Saúde em Vida que inclui a realização de campanhas periódicas nas regiões de Campinas e Limeira, principais áreas de abrangência da ONG e cidades-sede da entidade. As pessoas interessadas em obter informações sobre as hepatites devem entrar em contato com a Ong Saúde em Vida pelo telefone (19) 3387-0603 ou (19) 3404-3118 ou também pelos e-mails donizetti@saudeemvida.org.br ou christian@saudeemvida.org.br.

Fundada em 2003, a ONG Saúde em Vida foi idealizada para orientar e conscientizar a população sobre as particularidades das hepatites virais. A divulgação sobre a doença engloba os seus efeitos, a sua propagação, os meios e/ou formas de contaminação, as manifestações, os riscos, os métodos de detecção, tratamentos disponíveis, as maneiras de prevenção, as instituições e os profissionais especializados no tratamento da patologia e as possibilidades de recuperação.

Ação em Limeira incluirá presídio

De 12 a 16 de maio, durante todo o dia, a ONG entregará 10 mil folhetos explicativos à população de Limeira, em 17 pontos da cidade, entre eles, na Secretaria de Saúde, nos postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, no Serviço Especializado em Moléstias Infecto-Contagiosas de Limeira (Semil), no Programa Saúde da Família (PSF) e nos Centros Comunitários.

No dia 14, serão realizados 150 testes para detecção da hepatite C, em funcionários e pessoas do grupo de risco (acima de 40 anos, tatuados ou com piercings) da Faculdade de Administração e Artes. No dia 16, haverá uma palestra sobre a patologia no Centro de Ressocialização Prisional de Limeira, para um público de 280 detentos, além da distribuição de folhetos e preservativos.

Em Rio Claro palestra será na Associação Comercial

No dia 15, em Rio Claro, às 20h, os voluntários da Saúde em Vida realizarão 50 exames para detecção de hepatite C na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), após uma palestra sobre a doença. Além disso, oferecerão orientações sobre formas de contágio, grupos de risco, sintomas, prevenção, tratamento e distribuição de folhetos explicativos.

A hepatite é considerada a décima causa de morte no Brasil e suas manifestações malignas são silenciosas e de difícil detecção, caso não sejam realizadas ações preventivas mais abrangentes e próximas da população. “Nosso objetivo, ao realizar esta campanha, é ensinar a população a prevenir-se e, também, oferecer gratuitamente o teste às pessoas que se encaixam no grupo de risco”, explica Christian Joseph Souza Carvalho, diretor administrativo da entidade. A Acirc fica na Rua 3, 1431, Centro.

Já no dia 17, das 8h às 12h, a Câmara Municipal de Campinas, localizada na avenida da Saudade, 1004, Ponte Preta, receberá os diretores da ONG para uma palestra sobre as hepatites virais. Na seqüência, os médicos Marlirani Dalla Costa Rocha, professora responsável pela infectologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro (Puc-Campinas), e Thiago Sevá, professor do gastrocentro do Hospital das Clínicas (Unicamp) também debaterão assuntos ligados à doença.

A contaminação pelo vírus da hepatite C pode ocorrer por formas bastante simples e cotidianas, como o uso de alicates de cutículas não-esterilizados em salões de beleza, piercings e tatuagens. Muitas pessoas poderiam ter evitado o contágio, ou descoberto a doença precocemente, se houvesse mais orientação e divulgação sobre a hepatite.

ONG Saúde em Vida

Com duas unidades na região, uma em Campinas e outra em Limeira, a ONG Saúde em Vida foi fundada por portadores de hepatites e transplantados hepáticos, para orientar e conscientizar a população em geral sobre as particularidades não conhecidas das hepatites virais.

A divulgação sobre a doença engloba os seus efeitos, a sua propagação, os meios e formas de contaminação, as manifestações, riscos, os métodos de detecção, tratamentos disponíveis, maneiras de prevenção, instituições, profissionais especializados no tratamento da patologia e as possibilidades de recuperação.

A ONG promove o intercâmbio de informações com outras entidades para a realização de programas e projetos de interesse social, procurando realizar parcerias sempre com profissionais da área de saúde (infectologista, hematologista ou gastroenterologista), a fim de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Problema de saúde pública

As hepatites virais estão tornando-se um importante e gravíssimo problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com grande impacto pessoal, social e econômico. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. No mundo, são cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B e, aproximadamente, cerca de 300 milhões de portadores do vírus da hepatite C.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 75% dos habitantes já tiveram contato com o vírus da hepatite A e que aproximadamente 20% da população teve contato com o vírus da hepatite B. Atualmente os casos crônicos de hepatite B e C devem corresponder a cerca de 1% a 3% da população brasileira, respectivamente.

A maioria das pessoas desconhece ser portadora e constitui-se em um elo importante na cadeia de transmissão do vírus das hepatites B e C. Os profissionais da área de saúde das equipes de atenção básica têm papel relevante no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras da doença. Para que possam exercer esse papel é necessário que as equipes estejam aptas a identificar os casos suspeitos, solicitar exames laboratoriais adequados e realizar encaminhamentos dos casos indicados aos serviços especializados de referência.

Sobre a hepatite

A hepatite é uma doença considerada silenciosa e muitos portadores dos vírus só descobrem que estão doentes após 20 anos de infecção, dificultado o tratamento e, muitas vezes, levando ao óbito. A doença pode ser aguda ou crônica e tem diferentes origens: virais, auto-imunes (quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos atacando-os para destruí-los) ou, ainda, serem causados pela reação ao álcool, drogas e medicamentos. A doença causa inflamação no fígado.

A hepatite viral é uma patologia considerada relativamente comum que leva a destruição das células hepáticas. Ela é causada por cinco tipos de vírus hepáticos diferentes (hepatite A, B, C, D, E e G), sendo alguns de maneira isolada e, outros, em combinação. Atualmente, existem vacinas apenas para as hepatites A e B e, apesar dos programas de vacinação e da triagem do sangue usado em transfusões, os vírus hepáticos diferentes (hepatite A, B e C) continuam a ameaçar a saúde de milhões de pessoas.

ONG Saúde em vida – Associação de Assistência a Portadores de Hepatites e Transplantados Hepáticos do Estado de São Paulo

Unidade Campinas

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 827 – sala 2 – 2º andar – Centro

CEP: 13013-091

Campinas (SP)

Informações: telefone (19) 3387-0603

christian@saudeemvida.org.br

http://www.saudeemvida.org.br

Horário de funcionamento: 08h às 12h, 14h às 17h30

Unidade Limeira

Endereço: Rua Gustavo Teixeira, 138 – bairro Boa Vista

CEP: 13486-126

Limeira (SP)

Informações: (19) 3404-3118 / 3404-3111

donizetti@saudeemvida.org.br

http://www.saudeemvida.org.br

Horário de funcionamento: 08h às 10h30, 13h às 17h

Serviço:

Campanhas de prevenção e detecção da hepatite

12 a 16 de maio: Limeira

Distribuição de dez mil folhetos em 17 pontos da cidade. Dia 14: 150 testes na Faculdade de Administração e Artes em funcionários e pessoas do grupo de risco. Dia 16: Palestra de orientação e distribuição de folders no Centro de Ressocialização Prisional

Locais: Secretaria de Saúde, postos de saúde, unidades básicas de saúde, Serviço Especializado em Moléstias Infecto-Contagiosas de Limeira (Semil), Programa Saúde da Família (PSF) e Centros Comunitários

Horário: o dia inteiro

15 de maio: Rio Claro

Palestra na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro; 50 testes para detecção da doença e distribuição de folders

Local: Rua 3, 1431, Centro

Horário: 20 h

17 de maio: Campinas

Palestra na Câmara Municipal de Campinas

Local: Avenida da Saudade, 1004, Ponte Preta

Horário: das 8h às 12h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...

Governo anuncia novo hospital universitário e libera R$ 170 milhões para municípios mineiros

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira...

SUS passa a oferecer tratamento integral para dermatite atópica

A dermatite atópica – condição dermatológica que acomete principalmente...

Dia Nacional da Adoção: conheça o médico que adotou criança abandonada no Hospital Ouro Verde

Quando uma adoção acontece, identidade e relacionamentos são construídos,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade