28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Distribuição de AZT e 3TC é racionalizada

Data:

Em virtude de problemas nas indústrias internacionais que fabricam as matérias-primas para a produção dos medicamentos AZT e 3TC, que integram o coquetel anti-retroviral distribuido gratuitamente no Brasil, o Ministério da Saúde recomendou aos serviços de saúde, em caso de necessidade, a racionalização da distribuição desses medicamentos por meio do fracionamento.
A medida não significa que haja racionamento ou a falta do medicamento, pelo contrário, é uma medida de racionalização. Para manter os estoques estratégicos, o Brasil já acertou a importação do medicamento produzido por laboratórios indianos. Além disso, o Ministério da Saúde está acelerando as negociações com a China para a transferência de tecnologia na produção de matéria-prima dos medicamentos.
Com isso, além da produção atual do medicamento, a indústria brasileira vai poder produzir o insumo. O objetivo é garantir que, além de produção atual do medicamento, a indústria nacional possa fazer o insumo. O Brasil produz oito dos 17 medicamentos antiaids distribuídos aos pacientes em terapia anti-retroviral.
O consumo médio mensal de AZT + 3TC distribuídos pelo governo federal é de 6 milhões de cápsulas. O Programa Nacional de DST e Aids distribui remédios para cerca de 180 mil pessoas por ano, o que representou um gasto de R$ 800 milhões no ano passado – R$ 180 a mais do que em 2004.
O boletim epidemiológico de 2005 mostra que a mortalidade por aids mantém-se estável em 6,4 óbitos por 100 mil habitantes. Em relação a 1996, os números apontam redução na taxa até 2004, de 9,6 para 6,1 óbitos por 100 mil habitantes. Com relação a números absolutos de mortes, também há redução de 15.017, em 1996, para 10.895, em 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363