30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Europa concede nova aprovação para o tratamento de hepatite C

Data:

Uma nova estratégia para o tratamento de hepatite C renova as esperanças de pacientes com dificuldades de se adaptar às terapias de maior duração. O Comitê Europeu para Produtos Medicinais acaba de aprovar o tratamento de apenas 16 semanas de peginterferon alfa-2a (Pegasys) com ribavirina. Os beneficiados serão pacientes com os genótipos 2 e 3 do vírus causador da Hepatite C, o HCV. Mesmo com o tratamento mais curto, os pacientes terão todos os benefícios terapêuticos que a combinação dos medicamentos já oferecia na abordagem padrão, de 24 semanas.

“Trata-se de uma excelente notícia para as pessoas que sofrem com a doença”, informa o infectologista Rafael Sani Simões. O especialista e gerente médico da Roche também alerta que, para ter o benefício dessa nova abordagem, os pacientes precisam apresentar menor quantidade de vírus no sangue antes do início da terapia e resposta rápida ao HCV. Essa aprovação constitui ainda um marco importante dentro de um novo conceito terapêutico da Hepatite C, denominado “terapia guiada pela resposta”. Ou seja, cada vez mais os regimes são personalizados de acordo com a resposta do paciente durante o tratamento.

Com a aprovação do tratamento abreviado, a Roche também anunciou o lançamento de um novo estudo clínico, batizado de NCORE. O estudo irá avaliar se pacientes com os genótipos 2 e 3 do HCV, que não tiverem a chance de eliminar o vírus do sangue nas primeiras quatro semanas de terapia, devem ou não ter o tratamento estendido para 48 semanas. Esse estudo global envolverá 400 pacientes, de 90 centros, em sete países, incluindo o Brasil.

Sobre a hepatite C

A hepatite C, a mais comum infecção crônica veiculada pelo sangue, é transmite primariamente através de sangue e derivados. Em todo o mundo, há 180 milhões de pessoas com hepatite C crônica, com três a quatro milhões de novos casos de infecção por ano. 3 A doença é uma das principais causas da cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepática, apesar da possibilidade de cura. É provável que, no futuro, a terapia da hepatite C exija combinações de novas drogas antivirais como o R1626 com o tratamento baseado em interferons peguilados, como o Pegasys.

Sobre a Roche

Sediada na Basiléia, Suíça, a Roche é uma das empresas mundiais líderes na área de saúde, tendo como foco pesquisa nas áreas de produtos farmacêuticos e de diagnósticos. Líder mundial em biotecnologia e um dos maiores fornecedores de produtos e serviços para a detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, o Grupo Roche contribui de forma ampla à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida das pessoas. A companhia também é líder mundial no mercado de diagnóstico in-vitro, assim como no fornecimento de medicamentos para o tratamento de câncer, transplante, virologia (hepatites e AIDS), doenças auto-imunes, doenças inflamatórias, obesidade, osteoporose e sistema nervoso central. A Roche conta com uma equipe de cerca de 79.000 funcionários em mais de 150 países e possui alianças e parcerias estratégicas na área de Pesquisa & Desenvolvimento com várias companhias, incluindo uma participação acionista majoritária nas empresas Genentech e Chugai e investe anualmente mais de 8 bilhões de francos suíços em P&D. Mais informações estão disponíveis no site www.roche.com.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363