A Comissão Esportiva de Saúde Mental do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira realizará no dia 1° de agosto (sexta-feira) a abertura da II Copa de Futebol – Inserção na Saúde Mental.
A solenidade e os jogos de abertura acontecem às 8h no Campo de Sousas (Estádio José Iório), localizado na Rua Antonio Iorio, s/nº em Sousas, Campinas/SP. Durante o intervalo, o evento contará com a apresentação do grupo musical Esperança na Música formado pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Esperança e por músicos voluntários.
Formados pelas equipes de usuários da saúde mental do NAC (Núcleo de Atenção à Crise) e dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) Esperança, Estação, álcool e outras drogas Independência, Antônio da Costa Santos (Sul/Toninho), Novo Tempo, David Capistrano, Integração e Capão Bonito; os times disputarão o torneio entre os meses de agosto e novembro de 2008. Os jogos acontecerão quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, com 5 partidas por dia.
Devido às características normalmente apresentadas pelos indivíduos com sofrimento mental no que se refere ao corpo, a prática de atividade esportiva por si só pode levar a um rompimento da estagnação ou proporcionar um momento para legitimação da agitação motora. Por isso, a copa tem o objetivo de praticar a inclusão social através do esporte e desenvolver uma melhora física e emocional nos usuários da saúde mental.
A II Copa da Inserção é considera um dos maiores torneios de futebol do interior voltado para a saúde mental.
Em sua última edição a copa contou com cerca de 80 atletas de Campinas e região, que participaram ativamente das atividades. Para este ano cerca de 180 atletas estão inscritos.
Neste ano a atividade conta com o apoio das Secretarias de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer, Sanasa, Decathlon, Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP subsede Campinas), Ceasa entre outros.
Para mais informações entre em contato com a Comissão Organizadora através do telefone (19) 3271-3374 com Alex ou (19) 3758-8601 com Sidnei.
Candido Ferreira: reintegrando pessoas à sociedade
Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Cândido Ferreira as formas de cuidar em saúde mental foram humanizadas. Por esta nova postura, desde 1993, a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Núcleo Clínico, 13 Oficinas de Trabalho, três Centros de Convivência (Convivência e Arte, Centro Cultural Cândido-Fumec e Casa Escola “Rosa dos Ventos”) e o Cândido Escola, unidade voltada à formação em trabalho e consultoria.
Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em duas oficinas: de jornal impresso (C@ndura – Espaço Aberto para um Novo Pensamento) e de rádio (Ponto de Cultura “Maluco Beleza”).