A Metrópole de Campinas tem mais de um milhão de habitantes. Destes, 724.143 são eleitores na cidade. A região de Sousas e Joaquim Egídio conta agora com 24 candidatos para representar o distrito na Câmara Municipal de Campinas.
Os eleitores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, muito exigentes em sua escolha para um vereador, compareceram na primeira Roda-Viva, promovida pelo Jornal Local. Os 15 candidatos que compareceram ao debate discursaram sobre seus planos e objetivos de campanha, bem como responderam as dúvidas dos eleitores presentes. Jaime Cremasco e Claudinho Lopes compareceram ao debate, mas se retiraram antes do início dos trabalhos. Portanto, eles não responderam nenhuma das perguntas da população.
Os candidatos Cristina Veloso e Rosana Costa justificaram a sua ausência no debate. Já os candidatos Carlos Sérgio Stoco, Cláudio Rissi, Fernando Benjamim de Almeida, Geraldo Celestino, Marcelo Daher e Sebastião Torres.
O debate Roda-Viva contou com a presença de muitos sousenses, entre eles Débora Mazza, que expressou sua indignação ao não comparecimento de oito candidatos. “Eu acho muita falta de respeito com a população. Acho errado eles serem candidatos ao cargo de político profissional no legislativo, receberem salário e não comparecem em suas obrigações. Se o candidato não quiser participar de um debate, concluo então que ele não esta preparado para ser vereador e representar a população.”, comenta a eleitora.
Sousas e Joaquim Egídio possuem 12.327 eleitores, informa a Chefe do Cartório Eleitoral Cláudia Sperb. Os eleitores são divididos em quatro locais de votação: Vila Santana com 2.108; Tomas Alves com 6.989; Barreto Leme com 1.793 e Ângela Cúria Zaquia com 1.437.
Dos candidatos, 248 tem Ensino Superior completo e 307 tem Ensino Médio completo. Candidatos que apenas lêem e escrevem somam 46, e, nestas eleições, nenhum candidato é analfabeto.
Débora Mazza comenta que achou o debate muito rico e informativo. “Foi uma excelente iniciativa, muito esclarecedora”, relembra Mazza. A segunda edição do debate Roda-Viva será no dia 22 de setembro, as 19hrs, no Salão Paroquial. Contamos com a presença de todas as associações de bairros, ONGs, escolas públicas e privadas, além de todos os eleitores.
Por Luiza Chelegon Cúrcio




