*Edison Fontes
Por me dedicar ao assunto segurança da informação, já fui questionado algumas vezes por amigos e até pessoas recém conhecidas. Minha resposta imediata é: “Sim! A apuração dos votos é segura”. Mas, complemento imediatamente: “Mas como sociedade temos que garantir que ela continue segura!”
Evidentemente essa continuidade do patamar de proteção depende muito mais dos partidos, do governo executivo e dos profissionais de segurança da informação.
A preocupação pela segurança dessa eleição não pode ser feita neste momento em que os resultados estão sendo apurados. Ela deveria ter sido feita meses atrás. Agora precisamos exigir que a eleição de 2010 seja segura. Os controles devem ser cada vez mais explícitos e mais validados com a antecedência necessária para que os partidos possam auditar os programas e todo o sistema.
Precisamos fazer isso sempre. O nível de confiança que nossa nação possui nos sistemas de informação da eleição e imposto de renda é um bem precioso e precisa ser mantido junto com a democracia que está amadurecendo no Brasil.
Edison Fontes é professor do curso de MBA em Segurança da Informação da FIAP. CISM, CISA é profissional de segurança da informação desde 1989. Tem atuado como Security Officer, orientador acadêmico e consultor.




