18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

MISSA DE SÃO FRANCISCO LEVA DEVOTOS À IGREJA

Data:

Evento promovido pela Società termina com confraternização no salão de festas

No dia 26 de outubro, foi celebrada uma missa em comemoração ao dia de São Francisco de Assis. Nesse ano a comemoração aconteceu mais tarde porque no dia 5 ocorreram as eleições e nos domingos seguintes havia outros impeditivos.
A missa, oferecida pela Società Italiana Lavoro e Progresso, começou um pouco depois das 10h:30 e durou mais de uma hora e meia. A missa foi celebrada em língua italiana, emocionando muita gente. O próprio padre, Roberto Fransolin, disse que se estendeu porque deu um enfoque especial na liturgia eucarística, dizendo que as palavras pareciam brotar na sua boca.
Passaram por lá mais de 200 pessoas, número maior que no ano passado.
A imagem de São Francisco de Assis foi carregada, no andor, por quatro senhoras vestidas com trajes tipicamente italianos, da Società Italiana até a igreja. A imagem foi recebida ao som do hino nacional italiano, executado pelo coral Opus XIII regido pela maestrina Eunice Coppo Rodwer.
Ao final da missa, o coral cantou a música “Va Pensiero” (Vá Pensamento). “Parte da linda ópera Nambuco de Giuseppe Verdi, criada na época em que a nossa Itália vivia sob domínio austríaco”, recorda Vittorio Palumbo, presidente da Società Italiana.
A diretoria informou que foram distribuídas 200 medalhinhas do Santo e um informe com breve histórico de sua vida. Vale ressaltar, que o informe criado por Hélio Beltrameli, traz um pequeno erro quanto à fundação da Società, que se deu há 114 anos e não 105.

Inusitado
A inovação ficou por conta do padre Roberto Fransolin, que devido ao calor excessivo, permitiu a entrada de todos os animais na igreja para serem abençoados. Além de cachorros e gatos teve papagaio e até uma tartaruga que causaram grande sensação nos presentes.

Santo
O Santo foi carregado pelas ruas, juntamente com as bandeiras da Itália e do Brasil, uma clara homenagem ao nosso país, que recebeu de braços abertos os imigrantes italianos.
A imagem de São Francisco de Assis foi doada à Società Italiana, no ano de 1999, por Décia Milano Couto de Barros.

BIOGRAFIA DE SÃO FRANCISCO

A história de São Francisco de Assis é uma história de simplicidade e resignação. Francisco nasceu na cidade de Assis na Itália, em uma rica e tradicional família de comerciantes de tecidos. Usufruía bastante de sua posição social juntamente com seus amigos.
Francisco tentou diversas profissões, inclusive a de seu pai e também o exército que combatia a favor do papa. Quando, aos vinte anos, teve um sonho revelador: “foi chamado a trabalhar para o patrão e não para o servo”. Suas revelações não pararam por aí.
Num dia de outono, no ano de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, viu a imagem de cristo ordenar: “Francisco, restaura minha casa decadente”.
Tomando a ordem ao pé da letra, Francisco vendeu todas as mercadorias de seu pai e usou o dinheiro para restaurar a igreja. O pai, indignado com ele, o deserdou.
Com a renúncia total aos bens da família, Francisco deu início a sua vida religiosa. Fez votos de pobreza, foi o introdutor do presépio (que se tornou um dos grandes símbolos do Cristianismo). Mas o seu maior legado foi o trabalho juntos aos leprosos.
Sua fé e devoção não se manifestavam apenas nos sacrifícios. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, surgiram no seu corpo as cinco chagas de Cristo, do mesmo jeito como se tivesse sido crucificado. Os estigmas de cristo foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis faleceu.
São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte. Em 1939, o papa Pio XII, lhe fez um reconhecimento oficial “ao mais italiano de todos os santos e mais santo de todos os italianos” e o proclamou padroeiro da Itália.

Francisco Lima Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363