33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Será que eu mudo de área?

Data:

É com certa freqüência que eu recebo e-mails com basicamente a mesma pergunta: “Professor, eu estudei XYZ na faculdade, tenho trabalhado na área sem muito sucesso e agora me interessei por W e gostaria de saber a sua opinião sobre mudar ou não de área…”. Em geral essa informação vem acompanhada da situação específica vivida pelo indagador, por exemplo, idade, filhos, salário, qual área é XYZ e qual área é W.
A resposta a essa pergunta depende de tantas variáveis específicas a cada situação que praticamente qualquer resposta que eu der vai estar errada. E, portanto, qualquer coisa que eu responder vai ser usada para me culpar mais tarde.
Mas como eu não gosto de deixar ninguém sem resposta, começo dizendo: “Bom, fulano de tal, se conselho fosse bom…” e concluo “sendo assim use seu próprio julgamento para decidir.”. O conteúdo entre essas duas frases vem da discussão a seguir:
Em geral as perguntas que eu recebo dizem respeito a migrar para a área de desenvolvimento de software, mas o conteúdo da minha resposta pode ser aplicado a várias áreas.
O que temos que considerar antes de iniciar o processo de mudança de área de atuação? Inicialmente devemos procurar identificar o que não está indo bem no que estamos fazendo atualmente. Muitas vezes as pessoas colocam que não conseguiram oportunidades para atuar na área de formação dentro das empresas que trabalharam. Por isso não têm experiência prática e não conseguem evoluir naquela área. Outras culpam a má formação obtida na faculdade onde estudaram pela dificuldade em conseguir oportunidades de crescimento.
Em resumo, quase ninguém que quer mudar de área se diz bem sucedido, mas insatisfeito naquela área. Sendo assim a pergunta que as pessoas estão realmente fazendo é: “Como eu faço para ser bem sucedido?”.
Comece identificando uma atividade profissional que você realmente gosta, aquilo que você sente que tem o dom para fazer. Se essa atividade já está dentro da sua área atual, talvez você não precise mudar de área, basta focar mais no que você realmente gosta. Caso essa atividade não esteja dentro da sua área atual, faça um planejamento para uma migração gradual. Faça alguns cursos, converse com pessoas que atuam na área desejada, visite essas pessoas em seus locais de trabalho para ver como é a dinâmica do dia-a-dia na nova área. Se for possível procure fazer alguns trabalhos free-lance e depois que já tiver alguma experiência comprovada na nova área comece a procurar uma recolocação, um novo emprego, provavelmente em uma empresa diferente. Não se esqueça de indicar que você já tem experiência anterior em outra área, pois a combinação dessas duas áreas pode ser um grande diferencial para você.
Se der certo, ótimo! Se não der, não diga que eu não avisei…

Prof. Dr. Plínio Vilela
Diretor Portal EducaçãoNaNet.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363