Ministério da Defesa coloca efetivo da Marinha, Exército e Aeronáutica à disposição da Saúde para as ações de combate ao mosquito
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anuncia nesta quinta-feira (20), em Brasília (DF), a colocação de 2.321 militares das três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) à disposição do Ministério da Saúde, dos estados e dos municípios para as ações contra a dengue. Os militares atuarão, se necessário, como agentes de combate ao mosquito e como força em educação e mobilização em saúde.
São 201 militares da Marinha, 1.850 do Exército e 270 da Aeronáutica que atuarão nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Acre e Alagoas. Os militares serão treinados por membros do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e Saúde. O primeiro treinamento acontece na próxima semana, na Bahia, nos dias 26 e 27, quando 51 integrantes da Marinha serão treinados por agentes da Funasa.
As Forças Armadas também estarão à disposição para atuar de forma complementar na assistência aos pacientes nas áreas de risco. O Ministério da Defesa organizará uma ação, em escala nacional, de educação e mobilização dos militares e suas famílias, locais de trabalho e quartéis.




