Barqueata da Associação do Remo retira mais de 400 kg de lixo do Rio Atibaia
A barqueata realizada pela Associação do Remo, no dia 30 de novembro, para a retirada simbólica de lixos do Rio Atibaia concentrou vários associados e voluntários na Praça Beira Rio.
“Aproximadamente 50 pessoas participaram do evento com uma média de 12 barcos, muito lixo foi retirado, principalmente coisas pesadas”, diz Rubens Godoy, presidente da Associação do Remo. Foram recolhidos 35 sacos de lixo, um tanquinho de lavar roupas, um ventilador com pedestal, um pneu de trator, além de garrafas pet e outras embalagens plásticas. “No ano passado houve uma melhora de 80% no índice de lixo no rio, mas esse ano deve ter subido uns 40% novamente, o que é muito preocupante”, avalia Rubens.
Ong
Há um planejamento para que a Associação do Remo se torne uma ONG (Organização Não Governamental), os documentos necessários já foram providenciados e entregues para que ocorra a mudança. Segundo Rubens, essa mudança é necessária para que se torne mais fácil a conquista de patrocínios e incentivos como o da Federação Paulista do Remo.
“Para que possamos realmente nos tornar uma ONG, já alteramos o nosso estatuto para que ele contemple as causas ambientais, isso é muito importante porque conseguindo patrocínios podemos deixar de nos preocupar tanto com a área financeira e nos dedicar a novos projetos, como por exemplo, abrir nosso espaço para a comunidade escolar, ensinar os alunos a remar e educando as crianças para as causas ambientais”, planeja Rubens.
Saiba Mais
A Associação do Remo existe desde 1996 e foi fundada por Rubens Godoy, que foi vice-presidente duas vezes e está no seu terceiro mandato como presidente. A Associação nasceu dentro do Clube Regatas, onde Rubens trabalhou durante 25 anos, mas afirma não ter sido apoiado pela diretoria: “Não consegui fazer lá em 25 anos tudo o que já fiz aqui em menos da metade do tempo”, acrescenta.
Sr. Rubens Godoy tem 77 anos, é barbeiro, continua remando e engajado com as causas ambientais.
Francisco Lima Neto