21.9 C
Campinas
segunda-feira, dezembro 23, 2024

Vereador realiza a primeira “plenária popular” do ano

Data:

O vereador Ângelo Barreto (PT) realizou a primeira reunião da chamada “plenária popular” – um encontro em que faz uma espécie de prestação de contas da atividade parlamentar e, ao mesmo tempo, ouve de eleitores e líderes comunitários sobre as demandas específicas de cada região e discute a forma mais adequada de encaminhar o problema. O modelo – batizado pelo vereador de “mandato participativo” – reuniu no sábado (07/02), no plenarinho da Câmara, aproximadamente 60 pessoas, representantes de 38 bairros de diferentes regiões da cidade.

O conceito da plenária popular, diz Ângelo Barreto, é simples e está baseado em dois princípios. “Primeiro fazemos um informe sobre a atuação parlamentar; discutimos o orçamento e as emedas retiradas ou incluídas. Em seguida, ouvimos da parte dos representantes desde as demandas mais urgentes dos bairros, até como devemos nos comportar e direcionar o nosso mandato”, explicou.

Na prática o modelo funciona da seguinte maneira. Se os líderes comunitários identificam a necessidade de construção ou reforma de um posto de saúde, por exemplo, o vereador encaminha iniciativas como a elaboração de um documento e formaliza o pedido, nesta caso, na Secretaria da Saúde. Este seria o início de um processo formal. “A partir daí, criamos uma agenda, que será acompanhada de perto pelo grupo”, diz. Segundo ele, as demandas, em geral, referem-se a cinco áreas: saúde, educação, saneamento, áreas de lazer e questões ambientais. Todas elas obedecem ao mesmo critério.

“Esta, na verdade, é uma forma diferenciada de exercer o mandato. Por meio dessas consultas, garantimos a participação da sociedade e ainda nos orientamos sobre como devemos proceder. É diferente, por exemplo, daquele modelo tradicional de política em que o representante chega, fala com as pessoas e promete resolver um determinado problema”, afirma. “Só que para fazer um mandato participativo é preciso coragem, porque as pessoas vão cobrar lá na frente”, adverte.

A idéia não é nova. Ângelo chegou a fazer algumas dessas reuniões no primeiro mandato e agora resolveu retomar. A expectativa é fazer mais três plenárias por ano por região. A próxima deve acontecer até o final de março, diz o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Secretário da Fazenda alerta para danos da manipulação do dólar e dos juros à economia

A reação irresponsável do mercado financeiro ao pacote de...

Lula regulamenta pensão para vítimas da hanseníase e filhos separados devido a internação compulsória

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Brasil lidera crescimento no mercado automotivo global em 2024

O Brasil do presidente Lula fecha o segundo ano...

Secretário nacional de Comunicação do PT diz que Lula é candidato à presidente em 2026

O secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363