As pessoas costumam dizer que o ano só começa após o feriado de Carnaval. É quando cada um geralmente inicia seu projeto novo ou antigo, como por exemplo o começo de um curso. Para os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é diferente, já que além de poderem iniciar ou reiniciar os estudos, isso pode ser feito a qualquer momento ao longo do ano.
A rede municipal de educação de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Campinas (SME) e Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) oferece aulas para pessoas a partir dos 14 anos em escolas municipais de todas as regiões de Campinas, além de 270 salas de aula espalhadas em unidades escolares e outros locais como associações de bairros e paróquias.
Atualmente, o EJA I (1ª a 4ª série), oferecido pela Fumec, e o EJA II (5ª a 8ª série), oferecido pela SME, atendem cerca de 10 mil alunos. São pessoas que não puderam frequentar o ensino fundamental regular quando criança e agora têm a oportunidade de retomar os estudos.
As aulas acontecem em todos os períodos e as salas de aulas são oferecidas em locais sempre próximos dos alunos. Para atender os jovens e adultos a partir dos 14 anos, o programa elabora um currículo pedagógico adaptado especialmente para a realidade e o cotidiano dos alunos, que frequentemente é discutido e atualizado, atendendo as necessidades cotidianas de quem busca o curso.
Serviço:
Para realizar a matrícula ou ter mais informações sobre o EJA mais próxima da residência ou trabalho, os contatos são: os Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (Naed) Norte (3242-3340); Sul (3273-1000); Leste (3255-1119); Noroeste (3229-7255) e Sudoeste (3868-9889), ou na escola mais próxima.