O objetivo é buscar informações de melhorias na segurança junto à comunidade
Sousas e Joaquim Egídio se uniram para formar um conselho de segurança dos distritos. Foram realizadas duas reuniões junto com os comerciantes e a comunidade local para discutir sobre as formas de melhoria na segurança. O Objetivo do CONSEG é buscar informações junto com moradores informações que muitas vezes não chegam às autoridades, fazendo com que as ações policiais possam ser mais ágeis.
A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar (PM), representado pelo Tenente Giovani Eduardo e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial, representado por Mário Bergamo.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.
O CONSEG estava desativado. Com a iniciativa do subprefeito de Joaquim Egídio, Paschoal e moradores dos distritos, foram feitas duas reuniões para discutir os problemas de segurança e algumas pessoas de prontificaram a fazer parte do conselho. “As fichas cadastrais dos voluntários estão sendo analisadas pela Policia Militar junto com a segurança pública, um dos critérios são antecedentes criminais e deve haver o resultado em poucos dias”, afirma Giovani.
Segundo o tenente a PM algumas medidas já estão sendo tomadas para cuida da segurança do distrito. As blits bloqueando motoristas para que façam o teste do bafômetro. “Usamos o etilômetro que mede a dose de álcool no organismo do condutor, mas esse não é o principal problema de Sousas e Joaquim, há as questões criminais como roubo, furto. A prevenção é feita para pessoas que possam estar dirigindo embriagadas, o que pode gerar atropelamento de moradores dos distritos. A medida está sendo tomada em toda cidade e Sousas e Joaquim Egídio estão inclusos”, diz o Tenente.
As pessoas envolvidas no CONSEG (PM, subprefeituras e a nova diretoria) pedem para que mais pessoas compareçam e participem das reuniões informar dos acontecimentos nas questões de segurança pública.
Caroline Nunes