A cidade de Valinhos a 90 km de são Paulo incorporou o espírito de capital do esporte neste final de semana 04/04 e 05/04. Cerca de 24 mil participações nas diversas atividades propostas na programação. Durante as 24 horas de Virada Esportiva do Interior foi possível calcular uma média de 1000 participações por hora.
Às 24 horas de VEI foram seguidas á risca com atividades que atravessaram a madrugada como o passeio ciclístico que os atletas começaram a se reunir por volta de meia-noite. “Na maioria das cidades o período noturno não tem tanto destaque, mas aqui em Valinhos a população não fez distinção de noite ou dia, o importante foi se divertir,” avalia Marjó Couto presidente da UFEESP (União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo).
A VEI se despediu de Valinhos deixando um legado, além da consciência da prática esportiva, o governo estadual em parceria com a UFEESP doou á cidade grande parte dos materiais esportivos (bolas, raquetes, coletes, jogos de cartas e tabuleiros,…) utilizados no evento.
A cerimônia de encerramento também foi o pontapé inicial para a abertura da festa do esporte na próxima cidade, Botucatu nos dias 18 e 19/04.
O Diretor de Esportes e Lazer da Secretaria de Esportes de Botucatu, Marcelo Marcolino esteve em Valinhos para acompanhar a VEI, recebeu a chama da Virada e já começa a pensar nos preparativos para a festa do esporte em Botucatu. “A expectativa é que o evento seja uma grande festa, onde possamos despertar o incentivo a prática esportiva e permitir a população sem distinção de idade 24 horas de esportes e lazer” declara Marcelo Marcolino.