Primeiramente, fazer um plano estratégico para a empresa. Este plano deve analisar as ameaças e oportunidades para a empresa no curto, médio e longo prazo e também os pontos fortes e fracos da empresa. Deve-se então se posicionar estrategicamente, aproveitando o melhor possível as oportunidades e se protegendo das ameaças. Sem querer vender o meu peixe, eu presto consultoria para implantação de um plano estratégico para micro e pequenas empresas.
E por último, buscar se associar outras empresas para executar planos conjuntos de ação, como: desenvolvimento de novos produtos, divulgação, vendas, exportação, etc… isto é importante pois dilui os custos fixos e cria massa crítica para as ações.
O senhor falou muito sobre \”sinergia\”, em que setor do Brasil falta esta sinergia?
Em muitos setores. Só agora o país começa a perceber a necessidade de somar forças entre os empresários, o governo e a universidade. Eu citei alguns casos onde houve sinergia entre empresas, centros de pesquisas e governo e os resultados foram excelentes. O caso de extração de petróleo em águas profundas na bacia de Campos, o caso do desenvolvimento do setor agropecuário, onde a Embrapa atuou, o caso das exportações, onde o governo e os empresários se uniram para aumentar as vendas externas dos produtos brasileiros, e muitos outros casos. Para o setor de micro e pequenas empresas muita coisa pode ser feita nesse sentido. Criação de encubadoras de empresas, consórcios de empresas, condomínio de empresas, etc… a Itália tem ótimos exemplos de êxito nessa área. A criação de clusters (arranjos locais de cadeias produtivas) traz excelentes resultados. Para o setor de grandes empresas a Coréia serve de exemplo de criação de sinergia.
E a classe média no Brasil? O que precisa ser feito para resgatar a sua identidade?
Desenvolvimento econômico e distribuição de renda trarão oportunidades para os setores de classe média que tem bom nível de escolaridade. Somente com melhoria no nível de escolaridade é que se pode progredir no futuro. Escolaridade não significa somente estudo acadêmico, mas também melhor conhecimento administrativo e gerencial.
Em que setor o Brasil deverá crescer?
Setores de software para gestão de empresas; turismo; combustíveis alternativos ao petróleo; confecção de roupas de praia e de verão; fármacos naturais; máquinas e equipamentos agrícolas; equipamentos de segurança pessoal e patrimonial; frutas tropicais para exportação; propaganda e marketing; automação bancária; etc…
Quais as tendências do mercado na área rural?
Desenvolvimento das cidades pequenas e médias que vivem da atividade agroindustrial. Melhoria da qualidade da mão de obra e grandes investimentos em equipamentos agrícolas, armazenagem de grãos, eletrificação rural, sementes selecionadas, irrigação e fertilizantes naturais.
Alcides Domingues Leite Junior é professor da Faculdade Trevisan, Inspetor do Banco Central do Brasil e comentarista de Inflação da Rádio Jovem Pan.