Aluno aprovado em Engenharia Química conquista o 5º lugar na Unicamp e o 2º lugar na UFSC
Ser aprovado com mérito no vestibular da Unicamp e no da UFSC é para poucos. O aluno, Vitor Damázio Nascimento, conseguiu essa façanha. Depois de um ano de preparação, o aluno realiza seu sonho ingressando no curso de Engenharia Química da Unicamp.
Formado no Ensino Médio pelo Colégio San Conrado, com apenas 17 anos, Vitor acredita que a participação dos professores foi fundamental para sua conquista.“Eu tentava aproveitar ao máximo as aulas e entender o conteúdo das matérias. Quando tinha dúvidas, participava dos plantões diários e falava diretamente com cada professor”.
A união de um método educativo eficaz e a relação humana entre alunos e professores, forma o pilar de sucesso do San Conrado. “Acredito que esse bom desempenho seja o resultado de uma cultura do atendimento personalizado. Além disso, a relação humana entre professor e aluno é outro grande diferencial”, declara Érico Nery, diretor administrativo do colégio.
Diante da realidade nacional de grandes turmas em sala de aula, o sistema educativo do San Conrado se destaca. Isso porque une turmas pequenas e atendimento personalizado com estímulo ao estudo. “O intuito de realizar simulados, provas semanais, plantões de dúvidas diários e aulas de raciocínio lógico é não restringir a avaliação do aluno a um único momento, como uma prova bimestral, por exemplo”, explica o diretor administrativo.
Não só a metodologia se destaca, mas também o corpo docente é admirável. Um dos expoentes máximos é o professor Chico Nery que, sentindo a dificuldade dos alunos, criou seu próprio método de ensino de matemática. Com aulas de raciocínio lógico, o professor tenta aproximar a matemática do aluno. “Sempre lecionei matemática e, em minha opinião, as aulas habituais eram muito enfadonhas, o que não estimulava os alunos. O estudante geralmente entendia o conteúdo, porém, não tinha raciocínio para desenvolvê-lo depois”, comenta o professor.
Além da ênfase dada à relação aluno-professor, a escola assume um papel importantíssimo na formação moral, intelectual e emocional do adolescente. “A escola foi indispensável para a construção do meu caráter. Foi um lugar de amadurecimento”, conta Vitor.
Buscando sempre o melhor para os alunos do colégio, Érico Nery acredita que um método eficiente traz resultados positivos para a escola e para o aluno. “O resultado disso é a aprovação nos vestibulares que eles conquistaram quando encerrarem o ensino médio, finaliza Érico.
Rafaela Bertoloto