Estrutura do Posto de Saúde de Sousas dificulta trabalho dos médicos
Há material, há remédios, há profissionais competentes e há demanda. Porém o Posto de Saúde de Sousas tem uma estrutura física decadente. Os profissionais não conseguem exercer seu trabalho da melhor forma, pois não existem salas suficientes para agilizar o atendimento.
Os médicos que trabalham no Posto de Saúde estão reclamando da precariedade das instalações. Uma das salas de atendimento clínico é tão apertada que quando o paciente deita na maca seus pés ficam em cima da mesa do médico. Só há uma sala para dentistas e uma para ginecologia, o que atrasa o atendimento, já que os médicos tem que se revezar para utilizar a mesma sala.
A sala de acolhimento, que é onde os pacientes passariam por uma triagem, fica dentro de um antigo banheiro. Se houvesse uma sala de acolhimento apropriada o trabalho seria agilizado e só seriam atendidos os pacientes que realmente precisassem ver um médico.
Além disso, não há sala de observação para pacientes que precisam ficar no posto por mais tempo. É usada a sala de coleta e a de eletrocardiograma quando aparecem algumas emergências.
O conselheiro do Centro de Saúde Timóteo da Silva, diz que é preciso fazer uma reforma e ampliação do Centro de Saúde. “Não conseguimos atender a demanda, não tem como trazer médicos por falta de espaço físico. Estou no Centro de Saúde há três anos e nesse período tento pleitear a reforma e ampliação, mas a Prefeitura de Campinas já comunicou que não atenderá nosso pedido esse ano novamente. Um outro problema é a questão do transporte das pessoas carentes para os exames, como Raio X. Elas alegam não ter dinheiro para o ônibus, não vão aos exames, perdem a vez e impedem que outros possam ir. Agente tinha uma perua Kombi, que sempre dava problema, por isso solicitamos uma van para substituí-la”, afirma Samuel.
O médico Ricardo diz que é necessário reformar o prédio para ampliar as salas e aumentar o número de funcionários como auxiliares de enfermagem, enfermeiras e outros médicos também. “A reforma é o mais urgente. O centro deve ser funcional. Mas não adianta só nós, funcionários, cobrarem dos órgãos públicos. A população deve frequentar o posto e cobrar das autoridades, pois o serviço é feito para eles. Campinas é uma cidade rica, o laboratório da prefeitura é bom, o acesso a exames é ótimo. estamos tranquilos, mas temos um pouco de dificuldade com as radiografias, de dois a três meses é o tempo que levam para chegar. Temos o necessário em aparelhagem, mas o que falta mesmo é tecnologia em política de saúde, planejamento no controle de doenças. Falta recurso humano e estrutural para ser aplicado”, desabafa.
Dr. Ricardo faz um apelo para que a população participe das reuniões do Conselho de Saúde que acontecem na última terça-feira de todo mês, das 18 as 19 horas no Posto de Saúde de Sousas. “O conselho local de saúde é a representação da população junto com o Centro de Saúde e junto a prefeitura, todos os conselhos têm um representante municipal dentro do conselho municipal de saúde, que tem poder para cobrar e fazer propostas de melhorias. Nós precisamos ouvir o que a população sugere de melhorias, são eles que usam o serviço. Além disso, o Posto não é apenas para a população carente. As pessoas que possuem plano de saúde também podem utilizar o serviço no caso de uma emergência”, diz.
O encarregado de Serviços Gerais Ricardo de Sousa, reclama que em Joaquim Egidio não há médicos, assim é obrigado a vir para o posto de saúde de Sousas. “Não tem nenhum pediatra lá em Joaquim e não colocam nenhum para substituir, eu e minha mulher tivemos que vir pra cá para que nosso filho pudesse ser atendido, o bom foi que consegui marcar pra hoje mesmo, liguei e perguntei se havia um pediatra disponível e disseram que sim, ai já vim”, disse Ricardo.
A domestica Lucimara Aparecida fala que o atendimento é ruim. “Ligo aqui e sempre está ocupado, acho que deveriam melhorar o atendimento da recepção, as consultas também demoram muito e acho que os médicos não te atendem bem” reclama Lucimara.
A moradora de Sousas Gislaine, Caetano afirma que realmente a consulta e o atendimento demoram. “Não marquei consulta, já vim direto, mas o atendimento poderia melhorar, eles são muito enrolados, os médicos são bons, sempre resolvem o problema, meu marido me disse que da ultima vez que veio aqui, foi atendido rápido e gostou do médico também”, ressalta Gislaine.
Rafael Libertini