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domingo, dezembro 28, 2025
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Presidente da Câmara dá pontapé inicial para o Programa Parlamento Jovem

Data:

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Aurélio Cláudio
(PDT), recebeu nesta quarta-feira o secretário municipal de Educação
José Tadeu Jorge para a realização do Programa Parlamento Jovem /2009.
O vereador Thiago Ferrari (PMDB) participou do encontro e se comprometeu
em ir nas escolas para falar aos alunos sobre a importância do Programa.
“É importante que os alunos entendam como funciona o trabalho do
legislativo e se interessem pela busca da cidadania”, diz.
Neste primeiro encontro ficou definido que haverá uma reunião entre
diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino com o
objetivo de fazer com que um maior número de escolas participem do
Parlamento.
Para a escolha dos 33 vereadores estudantes os alunos deverão passar por
um processo de eleição nas escolas para em agosto assumirem o cargo.
Serão oito encontros para que os estudantes possam exercer a vereança
com projetos de lei, requerimentos, indicações, etc.
“Neste ano queremos que cada vereador adote um estudante do Parlamento
Jovem para que ele possa conhecer a rotina de um gabinete e ter uma base
para exercer seu trabalho”, afirma Aurélio Cláudio.
De acordo com o secretário de Educação é preciso incentivar as escolas a
participar do Programa, “Este ano faremos uma dinâmica diferente para
contar com a participação de mais escolas e mostraremos qual a vantagem
em busca da cidadania para o ambiente escolar e comunitários dos
alunos”, fala Tadeu Jorge.
O Parlamento Jovem
Instituído pela Resolução n° 768 de 27 de novembro de 2003, tem como
objetivo de propiciar aos jovens estudantes manifestações do exercício
de cidadania relativos ao funcionamento do Poder Legislativo.
Podem participar estudantes das 7ª e 8ª séries, do Ensino Fundamental e
do Ensino Médio.
Campinas já teve outros modelos, um deles é o Programa de Cidadania
(1992).
Em 2008, alunos de sete escolas da Rede Municipal de Ensino participaram
do programa durante o primeiro semestre. A atuação dos alunos foi
positiva e várias propostas foram encaminhadas ao Executivo Municipal.

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