28.9 C
Campinas
sábado, dezembro 27, 2025
spot_img

Governo discute política das águas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Data:

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o governo da Bahia, por meio do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, promovem em Salvador o Seminário Nacional “Nordeste: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, em 04 e 05/06, no Fiesta Bahia Hotel. O evento, que reunirá em Salvador especialistas no assunto, autoridades e secretários e dirigentes de órgãos estaduais de meio ambiente e recursos hídricos do país, será uma oportunidade de discussão das experiências e os desafios políticos do desenvolvimento sustentável com foco na integração das políticas públicas de Recursos Hídricos.

Durante o seminário, autoridades, especialistas e o público vão debater, por meio de painéis, os temas “Políticas Públicas: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade”; “Convivência com a seca: os desafios às Políticas Públicas”; “Usos múltiplos das águas: desafios da Gestão Participativa” e “Sustentabilidade Ambiental e a Desertificação”.

Para o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, o objetivo desta iniciativa é constituir um espaço para a exposição e o debate das experiências práticas da gestão das águas nas diferentes esferas de governo e aproximar o setor poder público dos usuários das águas, incorporando a sustentabilidade socioambiental ao desenvolvimento do Nordeste do país. No dia da abertura do seminário, às 14h30, Machado participará do painel “Políticas Públicas: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade” como expositor.

É a primeira vez que um seminário deste porte acontece na Bahia, mostrando que o governo do Estado trata a questão da água como prioridade, em um momento em que o Programa Água Para Todos apresenta avanços significativos em ampliar o acesso à água à população baiana, afirmou o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha.

Programação

O Seminário Nordeste: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade será aberto pelo governador Jaques Wagner em uma sessão solene, às 9h30 do dia 04/06, onde estão previstas a presença do diretor-presidente da ANA, José Machado; do presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Rômulo Barreto Mello; o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto; o presidente da OAB-BA, Saulo Quadros Filho; o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Juliano Matos; o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho; o presidente da Cerb, Cícero Monteiro; o secretário de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu; o secretário da Embrapa, Iêdo Bezerra; o secretário do Meio Ambiente do Estado de Sergipe, Márcio Macedo; a secretária de Meio Ambiente de Alagoas, Ana Catarina.

Além disso, participarão do seminário representantes do Dnocs, da Articulação do Semi-Árido (ASA), da Comissão Nacional de Políticas para Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Social, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, do Instituto de Gestão da Águas do Estado do Rio Grande do Norte e do Fórum Nacional dos Órgãos Gestores das Águas.

Ao final dos painéis do dia 04, haverá o show das águas com Lazzo Matumbi, o cordelista e cantador Maviael Melo e o grupo tradicional das Ganhadeiras de Itapuã.

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

A flotilha Yaku Mama chega a Belém após viagem de 25 dias pelo Amazonas para cobrar ações na COP30

Formada por mais de 60 lideranças ambientais, partiu do...

PF destrói 49 embarcações em nova ofensiva contra garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Hefesto II apreende celulares e mercúrio, mira financiadores...

Lula diz que Brasil sediará COP 30 com “autoridade de quem dá exemplo” e defende pesquisa de petróleo

Em agenda na Indonésia, presidente afirma que País lidera...

Alckmin abre Pré-COP em Brasília com foco em metas climáticas e pressão por compromissos globais

Reunião ministerial prepara terreno para a COP30, que será...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade