CPFL Energia instala neste sábado, dia 06 de junho/09, os primeiros Chuveiros Eficientes no bairro Vila Esperança, em Campinas. O evento de inauguração será realizado na quadra esportiva coberta do bairro – rua Daniel Callado, às 10 horas da manhã.
Serão instalados 1.104 equipamentos na Vila Esperança. Um acordo entre a empresa e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) prevê a instalação de mais 6.531 Chuveiros Eficientes nas seguintes cidades: Indaiatuba (664), Itu (784), Jundiaí (368), Sorocaba (160), Santos (260), São José do Rio Preto (1440), Ribeirão Preto (224), Franca (192), Araraquara (320), Americana (160), Piracicaba (951), Marília (320), Bauru (240) e Araçatuba (448). O investimento total é de R$ 22.569.000,00. As obras serão concluídas até o início de 2010.
O Chuveiro Eficiente utiliza energia solar e, quando necessária, também elétrica. Segundo pesquisa da USP, esse sistema híbrido consome pouca energia e água. Com a instalação do sistema nas residências, a CPFL Energia pretende diminuir a demanda no horário de ponta e reduzir os gastos com energia elétrica, com consequente queda no valor da conta de luz para comunidades de baixo poder aquisitivo.
O chuveiro elétrico é um dos maiores responsáveis pelo consumo e valor da conta de energia das residências (entre 25% e 35% do consumo total), em especial das populações mais pobres. A crescente escassez da água e de energia, aliada ao inconveniente de ser colocado em funcionamento em geral no horário de ponta do sistema elétrico, coloca o chuveiro elétrico como um dos objetos prioritários para ações de eficiência energética.
Pelo sistema de aquecimento proposto pela CPFL, o usuário terá disponível até 65% da potência do seu chuveiro, suficiente para manter a qualidade do banho em dias de menor incidência de raios solares. Além disso, o sistema também possibilita economia de água por apresentar uma vazão mais baixa do que outros sistemas de aquecimento.
A doação dos sistemas de aquecimento de água faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa. “O objetivo é buscar a utilização eficiente da energia elétrica e promover a redução do desperdício, atitude que contribui para minimizar os impactos do aquecimento global, preservando o meio ambiente, alem de garantir o conforto e qualidade de vida do cliente”, observa Amleto Landucci Jr., diretor Comercial de Varejo da CPFL Energia.
Vantagens do sistema híbrido
Redução nos gastos de energia elétrica com reflexos na conta de luz
Fácil operação do dispositivo de restrição de potencia do chuveiro
Possibilidade do uso de chuveiros já existentes nas residências
Garantia na manutenção da qualidade do banho mesmo em dias mais frios
Redução da demanda de energia no horário de ponta
Baixo consumo de água




