Falarei um pouco das diferenças entre homens e mulheres na visão da Alquimia. Para os alquimistas a natureza dos dois é completamente distinta, pois se relacionar, trabalhar e cuidar de homem ou de mulher é muito diferente.
Na natureza existe o equilíbrio dos sexos baseado nos elementos – fogo / terra / água / ar – com o ser humano também é assim, afinal somos parte dela, e também temos nossas naturezas – MASCULINA = FOGO / TERRA e FEMININA = ÁGUA / AR.
Os elementos predominantes nas mulheres são água e ar, por isso elas têm que conquistar o fogo e a terra, o que elas mais pedem quando entram no meu consultório é: “quero por o pé no chão”, “preciso trabalhar”, “preciso ganhar dinheiro” e por aí afora. Já os homens, que predominantemente possuem fogo e terra na sua natureza, buscam elementos água e ar: “preciso relaxar”, “preciso dormir”, “preciso aprender a ouvir”, “preciso me acalmar”. O homem, para relaxar, chega em casa e liga a TV, o computador, come sanduíche, toma cerveja, daí deita e pensa estar descansando, a mulher desliga tudo e vai deitar.
E falando em ir para cama, temos aí outra enorme diferença, vou exemplificar utilizando um caso ocorrido no meu consultório: um casal me pediu para resolver o problema de falta de libido e me solicitou, com urgência, florais com muito elemento FOGO, e ainda foram enfáticos: “queremos que você nos dê a mesma quantidade do elemento FOGO, OK?”
Imagine se eu fosse atendê-los exatamente como solicitaram, jamais teriam sucesso nos resultados, pois quando o HOMEM entra em contato com algo excitante, o seu “ecossistema interno” é quente (fogo) e seco (terra) – pense num ambiente como um palheiro bem quentinho e seco. A MULHER para se excitar tem que conviver com seu “ecossistema interno” úmido (água) e frio (ar) – imagine o tempo que leva colocar em ebulição uma tina cheia de água? A mesma quantidade de fogo e tempo gasto para ferver a água desta tina, já teria queimado todo o palheiro e já teria dado tempo de apagar o incêndio, ou seja, o maridão se excitaria muito mais rápido que a esposa e enquanto ela estava lá, sentindo “sua tina de água aquecer”, ele já estaria dormindo.
Músculos e ossos vêm dos elementos terra e fogo, portanto homens não precisam fazer grandes esforços para conseguir seus músculos, mulher pode fazer academia o dia todo, mas seu tônus muscular virá com muito mais esforço, sem falar de como mantê-los.
Ou seja, quem tem que trocar o pneu do carro é o homem; porém, diante de um processo de desespero, quem consegue manter-se calma? Quem segura a onda do marido numa briga? A mulher, claro, é ela quem tem o discernimento (elemento ar) e a emoção sutil (elemento água).
Um pai dentro de casa nunca sabe nada o que se passa com os filhos, em contrapartida a mãe sabe que o filho fumou, que está namorando, que está mentindo, ela sente essas coisas, ela vê longe, não tem como enganar a mulher, pelo menos não por muito tempo. É a famosa “intuição feminina”. Algum de vocês já ouviu falar de intuição masculina?
Essas diferenças são as mais belas dádivas que o universo nos presenteou, pois a alquimia acredita que graças a elas, temos a oportunidade de construirmos nosso equilíbrio, e a Natureza externa nos dá sábios exemplos deste equilíbrio, e o ser humano, infelizmente, nos dá inúmeros exemplos de como desequilibrá-la. Portanto vamos aprender o mais rápido possível como conquistar a sabedoria e o equilíbrio em nosso ecossistema interno?
César Suziganm – resgatandoaalquimia@uol.com.br
Site no Somos Todos Um: http://somostodosum.ig.com.br/p.asp?i=10565&s=1
Terapeuta Floral – CRT: 40533 – é formado em todas as especialidades dos Florais de Joel Aleixo, que traz resgates da Antiga Alquimia para os dias de hoje, proporcionando a efetiva atuação sobre as causas, e não sobre os sintomas, dos desequilíbrios físicos e emocionais. Especializado em Astrologia Alquímica Avançada agrega ao atendimento princípios associados ao ecossistema da natureza e de cada pessoa, resgatando uma sintonia melhor com a vida e coerência com seus propósitos.